Topo

Falha no cadastro de senhas atrapalha inscrições no Sisu; saiba o que fazer

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 13h10

Alunos que tentam fazer inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estão enfrentando dificuldades na hora de acessar o sistema, que está aberto desde a madrugada desta segunda (29).

Erro inscrição Sisu de meio de ano - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Sisu seleciona candidatos com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os sistemas, portanto, são integrados: para acessar o Sisu, é preciso ter o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2016.

A estudante Thalita Furtado, 18, conta que só conseguiu acessar o Sisu depois de trocar sua senha, mesmo a anterior estando correta.

“Eu colocava o número da inscrição de 2016 e a senha antiga. Quando tentava entrar, dizia que o login ou senha estavam inválidos”, diz.

“Quando solicitei uma senha nova pela página do participante, enviaram uma temporária para o meu e-mail e aí consegui entrar”, explica.

A estudante Lara Brena, 20, diz ter passado pela mesma situação. “Apenas sei que, após alterar a senha desse ano, consegui me inscrever no Sisu”, conta.

Outros candidatos ouvidos pelo UOL relataram ter passado pelos mesmos problemas. Eles ressaltaram que os dados de número de inscrição e a senha inseridos por eles estavam certos.

Procurado pela reportagem, o MEC (Ministério da Educação) afirmou estar ciente dos problemas. Segundo a pasta, a orientação é para que candidatos que tenham dificuldades em acessar o sistema do Sisu troquem suas senhas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

“O Ministério da Educação e o Inep identificaram um problema no cadastro das senhas de alguns usuários do Sisu e já estão orientando esses estudantes que tiveram dificuldade a alterarem a senha no site do Inep para solucionar o problema”, declarou o MEC.

No início do ano, candidatos que fizeram a segunda aplicação do Enem 2016 também relataram problemas para acessar o sistema do Sisu.

Como funciona o Sisu

Para esta edição do Sisu de meio de ano, são oferecidas ao todo 51.913 vagas para 1.463 cursos em 63 universidades e institutos federais. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 1º de junho.

A cada ano são abertas duas edições --uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.