Topo

Inscrições para o Sisu de meio de ano terminam

Página principal do sistema de inscrições do Sisu - Reprodução
Página principal do sistema de inscrições do Sisu Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

Termina hoje às 23h59 o prazo para as inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que seleciona candidatos a vagas em faculdades públicas por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao todo, são oferecidas 51.913 vagas para 1.462 cursos em 63 universidades e institutos federais.

O candidato deve utilizar seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2016. A divulgação dos selecionados deverá ocorrer na próxima segunda-feira (5).

O cadastro é realizado exclusivamente pelo site do Sisu. Para concorrer, é necessário que o estudante tenha feito o Enem 2016 e não tenha zerado a nota da redação. Algumas universidades públicas, entretanto, exigem uma nota mínima para inscrição em determinados cursos, o que será comunicado ao candidato pelo próprio sistema de inscrição do Sisu.

Na terça-feira (30), alunos que tentaram fazer inscrição no Sisu enfrentaram dificuldades na hora de acessar o sistema. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a situação já foi normalizada e os candidatos só precisaram trocar suas senhas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para seguir com o acesso.

Na manhã de ontem (31), foram divulgadas as primeiras notas de corte atualizadas de cada curso. Até o fim das inscrições, o candidato deve acompanhar o sistema para saber se sua nota continua sendo suficiente para garantir a vaga em uma das duas opções de curso escolhidas. Quanto maior a nota de corte, mais concorrido é o curso.

Os aprovados deverão realizar a matrícula do dia 9 a 13 de junho. Os estudantes que não forem selecionados na primeira convocação podem aderir à lista de espera que estará aberta de 5 a 19 de junho.

Como funciona o Sisu

A cada ano são abertas duas edições do Sisu --uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.