Topo

MEC divulga a data do Enade, prova obrigatória para obter o diploma do ensino superior

Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/06/2017 13h22

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (19) a data de realização das provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), necessário para obtenção do diploma do ensino superior.

Segundo a publicação feita no “Diário Oficial da União”, o exame acontecerá no dia 26 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília), horário de fechamento dos portões. Os locais de prova serão divulgados no dia 13 de novembro.

Neste ano, serão submetidos à avaliação os estudantes de 34 cursos. Devem fazer o exame os alunos de bacharelado em arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação.

Os alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química também devem fazer a prova.

Além disso, os estudantes dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação também precisam realizar o exame.

Devem participar do Enade os alunos que tenham ingressado nesses cursos em 2017 e também aqueles que estejam no fim do curso, com expectativa de conclusão até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo.

As inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino superior. Cabe aos alunos preencher o questionário do estudante, que é obrigatório e será divulgado no site do Enade, entre as 10h do dia 28 de agosto e as 23h59 do dia 26 de novembro.

Alunos inscritos que não realizarem o exame deverão justificar a ausência ou ficarão em situação de irregularidade junto ao Enade, o que impede a colação de grau e a expedição do diploma.

Em 2016, quando foram avaliadas as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 cursos fizeram as provas do Enade.