Enade

MEC divulga a data do Enade, prova obrigatória para obter o diploma do ensino superior

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Soares/UOL

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (19) a data de realização das provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), necessário para obtenção do diploma do ensino superior.

Segundo a publicação feita no "Diário Oficial da União", o exame acontecerá no dia 26 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília), horário de fechamento dos portões. Os locais de prova serão divulgados no dia 13 de novembro.

Neste ano, serão submetidos à avaliação os estudantes de 34 cursos. Devem fazer o exame os alunos de bacharelado em arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação.

Os alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química também devem fazer a prova.

Além disso, os estudantes dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação também precisam realizar o exame.

Devem participar do Enade os alunos que tenham ingressado nesses cursos em 2017 e também aqueles que estejam no fim do curso, com expectativa de conclusão até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo.

As inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino superior. Cabe aos alunos preencher o questionário do estudante, que é obrigatório e será divulgado no site do Enade, entre as 10h do dia 28 de agosto e as 23h59 do dia 26 de novembro.

Alunos inscritos que não realizarem o exame deverão justificar a ausência ou ficarão em situação de irregularidade junto ao Enade, o que impede a colação de grau e a expedição do diploma.

Em 2016, quando foram avaliadas as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 cursos fizeram as provas do Enade. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos