Topo

Termina hoje o prazo para participar da lista de espera do Sisu

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

19/06/2017 04h00

Estudantes têm até as 23h59 desta segunda (19) para participar da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de meio de ano. A adesão é feita exclusivamente pela internet, no site do Sisu.

A lista de espera disponibiliza as vagas remanescentes da primeira chamada do Sisu, que foi divulgada no último dia 5. A convocação dos candidatos para essas vagas será feita pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 26.

Podem participar da lista de espera candidatos que não tenham sido selecionados na chamada regular e também aqueles que foram convocados para o curso de segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula ou não. A participação na lista de espera vale apenas para a primeira opção de vaga do candidato.

Para se inscrever na lista, o candidato deve acessar o sistema do Sisu e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Ao finalizar, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

O Sisu do segundo semestre teve mais de 850 mil inscritos, superando os números do ano anterior. Ao todo, foram oferecidas 51.913 vagas para 1.462 cursos em 63 universidades e institutos federais.

Puderam concorrer estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, sem ter zerado a nota da redação.

Como funciona o Sisu

A cada ano são abertas duas edições do Sisu --uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.