Topo

Inep muda data de prova que substitui Enem para certificar ensino médio

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 11h50

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que substituirá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na função de certificação para o ensino médio, será realizado em nova data.

Antes programado para o dia 8 de outubro, o exame acontecerá agora no dia 22 de outubro

Outra mudança, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é que o participante não poderá mais levar o caderno de questões após o término do exame.

Além disso, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia poderão emitir apenas a certificação do ensino médio. Já as secretarias estaduais de Educação permanecerão responsáveis pela emissão de certificados tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.

As inscrições para a prova são gratuitas e começam nesta segunda-feira (7), às 10h. O prazo se estende até as 23h59 do dia 18 de agosto.

O que é o Encceja

O Encceja é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

A prova, que não era aplicada desde 2009, volta a ser realizada após o Enem perder a função de certificação do ensino médio. Ela também oferece a certificação do ensino fundamental.

É preciso ter no mínimo 15 anos completos para a prova do ensino fundamental, enquanto para a prova do ensino médio a idade mínima é de pelo menos 18 anos. O exame é gratuito.

As provas serão realizadas em um único dia, pela manhã e à tarde. O exame para o ensino médio terá como base as quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e linguagens e códigos, além de uma proposta de redação.

Cada prova será composta por 30 itens do tipo múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta.

Para o ensino fundamental, a prova será estruturada entre língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Também haverá uma proposta de redação.

É preciso alcançar uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na prova de redação para obter o certificado --o que corresponde a uma taxa de 50% de acertos em cada área.

Além do certificado, que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todas as disciplinas do núcleo comum do ensino fundamental ou médio, o Encceja poderá emitir outro documento para os candidatos: a declaração de proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pelo exame.

Confira as datas do Encceja:

Encceja Nacional
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 22 de outubro
Locais de prova: 564 locais distribuídos em todas os Estados brasileiros

Encceja Nacional PPL (pessoas privadas de liberdade)
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

Encceja Exterior
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e Nova Iorque), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

Encceja Exterior PPL
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)