Topo

Sisu abre inscrições; veja como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade pública

Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

23/01/2018 00h00

Estão abertas a partir desta terça (23) as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2018, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2017. O prazo vai até as 23h59 do dia 26 de janeiro.

Nesta edição, o Sisu oferece 239.601 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

O Sisu é aberto duas vezes ao ano: uma no início do primeiro semestre e outra no início do segundo. O sistema é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), mas os critérios de seleção para cada curso são determinados pelas próprias instituições de ensino.

Cronograma do Sisu:

  • 23/01 a 26/01 - período de inscrições
  • 29/01 - resultado da chamada regular
  • 29/01 a 07/02 - prazo para participar da lista de espera
  • 30/01 a 07/02 - matrícula da chamada regular
  • 09/02 - início da convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino

Para esclarecer as principais dúvidas dos candidatos, o UOL conversou com Vicente de Paula Almeida Júnior, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC.

Quem pode se inscrever no Sisu 2018?

Apenas candidatos que tenham realizado o Enem em 2017 e que não tenham zerado a prova de redação. Para participar, é preciso ter em mãos CPF, o número de inscrição e a senha cadastrada no sistema do Enem no ato da inscrição no exame. Caso tenha perdido ou esquecido a senha, é possível recuperá-la.

Qual é a pontuação mínima para se inscrever no Sisu?

Não existe uma média geral necessária para entrar no sistema do Sisu. No entanto, cada instituição pode estabelecer uma pontuação mínima em uma ou mais das quatro áreas avaliadas no Enem. As instituições também podem determinar diferentes pesos para cada uma das áreas, de acordo com cada curso.

É possível consultar se a instituição desejada exige ou não um desempenho mínimo em alguma das áreas no próprio site do Sisu.

O que é o bônus do Sisu?

As instituições de ensino podem atribuir pesos diferentes ou bônus para as notas do Enem 2017. É o caso, por exemplo, de universidades que aplicam um bônus de 10% sobre a nota do Enem para candidatos que vivem na mesma cidade da instituição. Os valores são estabelecidos por cada uma delas.

Como eu sei se tenho direito ao bônus ou não?

As regras de seleção aplicadas por cada instituição ficam disponíveis em seus editais, geralmente disponíveis no site dessas universidades. Além disso, o sistema do Sisu calcula automaticamente a nota do candidato de acordo com os pesos e bônus eventualmente aplicados pelas instituições.

O que é a nota de corte no Sisu? Como sei a nota de corte do meu curso?

A nota de corte é a menor pontuação que o candidato deve alcançar para ficar entre os potencialmente selecionados para um curso, considerando o número de vagas disponíveis e o desempenho dos demais candidatos. Ela é calculada diariamente durante o período de inscrição, sendo atualizada geralmente à meia-noite. Para saber a nota de corte do curso desejado, basta que o candidato acompanhe a página do Sisu.

Quantas opções de curso posso selecionar? Até quando posso trocar?

Cada candidato pode escolher até duas opções de vaga, que devem ser selecionadas por ordem de preferência. E ele pode alterar suas opções quantas vezes quiser até o fechamento das inscrições, às 23h59 do dia 26 de janeiro. O sistema vai considerar a última mudança feita pelo estudante até lá.

Posso me inscrever em dois cursos na mesma universidade?

Sim. Tanto dois cursos diferentes quanto cursos iguais, em turnos distintos. O candidato tem total liberdade para escolher as duas vagas a que tem direito de concorrer.

Como funciona a lista de espera? Quem entra nela?

A lista de espera existe para que sejam ocupadas as vagas que eventualmente não foram preenchidas na chamada regular. Podem entrar nela todos os candidatos que não tiverem sido selecionados para nenhuma vaga ou que tenham sido escolhidos apenas na segunda opção - mesmo que já tenham feito matrícula.

A participação na lista de espera, no entanto, não é automática –o candidato deve demonstrar interesse no site do Sisu.

Posso participar do Sisu e também do Prouni (Programa Universidade Para Todos)?

Com a nota do Enem, é possível participar do Sisu e posteriormente do Prouni, respeitando os prazos de cada programa. Neste ano, o Prouni, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas de ensino, receberá inscrições de 6 a 9 de fevereiro.

Quais documentos preciso entregar se for aprovado no Sisu?

Caso seja convocado para matrícula, é responsabilidade do estudante procurar a relação de documentos necessários. Essa lista pode ser encontrada no site institucional da universidade em que o aluno foi aprovado.

O que faço se eu tiver algum problema técnico no site do Sisu?

Para problemas técnicos, a recomendação do MEC é que o candidato entre em contato através do telefone 0800 616161.