Topo

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/01/2018 09h00Atualizada em 29/01/2018 11h03

O MEC (Ministério da Educação) liberou às 9h desta segunda-feira (29) a lista dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2018, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. Para saber se foi aprovado, o candidato deve entrar no site do Sisu, e ter em mãos a senha de acesso.

Na edição deste ano, são oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais de ensino superior.

Cinco minutos depois de publicados os resultados, o site do MEC apresentou falhas. Na página do Sisu, o MEC informava que o sistema estava em manutenção e pedia pela compreensão. Por volta das 9h25, o UOL conseguiu acessar a página normalmente. 

Site do MEC ficou fora do ar minutos após a publicação dos aprovados no Sisu - Reprodução - Reprodução
Site do MEC ficou fora do ar minutos após a publicação dos aprovados no Sisu
Imagem: Reprodução

Em resposta ao UOL, o MEC não informou o que provocou a instabilidade, mas afirmou que é possível acessar direto o sistema pelo endereço sisualuno.mec.gov.br.

No Twitter, candidatos reclamaram por não conseguir ver a lista. 

As matrículas da chamada regular terão início nesta terça-feira (30) e vão até o dia 7 de fevereiro. O candidato que não entrou na chamada regular, pode participar da fila de espera também até o dia 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino vai acontecer no dia 9.

Confira o cronograma completo da primeira edição deste ano do Sisu:

  • 29/1 a 07/2 - prazo para participar da lista de espera
  • 30/1 a 07/2 - matrícula da chamada regular
  • 09/2 - início da convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino

O Sisu é aberto duas vezes ao ano: uma no início do primeiro semestre e outra no início do segundo. O sistema é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), mas os critérios de seleção para cada curso são determinados pelas próprias instituições de ensino.

Após ser convocado para matrícula, o estudante deve procurar a relação de documentos necessários exigidos por cada instituição de ensino. Essa lista pode ser encontrada no site institucional da universidade em que o aluno foi aprovado.

Já quem não foi aprovado na chamada regular, ainda pode participar da lista de espera para as vagas que eventualmente não forem preenchidas na primeira convocação. Podem entrar na lista todos os candidatos que não tiverem sido selecionados para nenhuma vaga ou que tenham sido escolhidos apenas na segunda opção - mesmo que já tenham feito matrícula.

A participação na lista de espera, no entanto, não é automática, ou seja, o candidato deve demonstrar interesse no site do Sisu.