Topo

Após problemas no site, MEC divulga lista de selecionados para o Prouni 2018

Após falha, site do Prouni apresentou dois links para o resultado do programa - Reprodução
Após falha, site do Prouni apresentou dois links para o resultado do programa Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/02/2018 09h37Atualizada em 14/02/2018 12h44

Após apresentar problemas técnicos no site na manhã desta quarta-feira (14), o MEC (Ministério da Educação) divulgou às 11h o resultado da primeira chamada dos selecionados no Prouni (Programa Universidade Para Todos). Para saber se o nome consta entre os selecionados, o candidato precisa acessar a página do programa ou das instituições de ensino participantes. A reportagem testou os links no site do Prouni, mas, às 11h06, eles apresentavam instabilidade.

Inicialmente, os links que levariam o candidato ao resultado apareceram na página do programa as 9h30, mas foram retirados do ar dez minutos depois. Por meio de sua assessoria de imprensa, o MEC o negou qualquer problema no site.

A pasta informou que que o resultado havia sido programado para ir ao ar apenas ao meio-dia, mas que, "por padrão, o botão do site que leva ao sistema acabou entrando às 9h".

"Dessa forma, foi possível ver o botão com o resultado, mas sem que o sistema estivesse no ar", afirmou a nota. O MEC informou ainda que trabalhou para que o resultado estivesse no ar antecipadamente, às 11h. Nas redes sociais, internautas reclamaram por não conseguir acessar o resultado.

É preciso apresentar documentação para garantir Bolsa

O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais.

Ter tido o nome aprovado não basta para garantir uma das bolsas oferecidas pelo programa. É preciso apresentar à instituição de ensino superior toda a documentação necessária que comprovem as informações dadas pelo candidato no ato da inscrição.

Dentre os documentos que devem ser apresentados está a comprovação da renda familiar per capita. Quem tem até um salário mínimo por pessoa de renda tem direito a bolsa de 100%, já quem comprovar ter uma renda familiar por pessoa de até três salários mínimos ganha 50% de desconto na mensalidade.

O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada vai de 15 a 23 de fevereiro de 2018. Quem não foi selecionado nesta, pode aguardar a segunda chamada que deve ser divulgada no dia 2 de março.

  • 15/2 a 23/2 – matrícula e comprovação de informações da 1ª chamada
  • 2/3 – resultado da 2ª chamada
  • 02/3 a 09/3 – matrícula e comprovação de informações da 2ª chamada
  • 06/3 a 19/3 – prazo para participar da lista de espera

Além disso, os selecionados precisam comprovar terem cursado o ensino médio inteiro em escola pública ou ter dito bolsa integral em escola particular, ou estudado o ensino médio parcialmente em escola pública e privada, sendo que na privada com bolsa de estudos integral.

Também pode ser beneficiados com as bolsas de estudos pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Para participar do Prouni, o estudante precisou ter tirado mais de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em cada uma das quatro áreas de conhecimento e não ter tirado zero na redação.