Topo

Enem 2018 começa hoje; portões abrem às 12h e fecham às 13h

André Nery/MEC
Imagem: André Nery/MEC

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 04h00

Neste domingo (4), mais de 5,5 milhões de estudantes estão com as inscrições confirmadas para fazer o primeiro dia de provas do Enem 2018. Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h, sem tolerância para atraso.

Neste primeiro dia de exame, os alunos terão cinco horas e meia para enfrentar 45 questões objetivas (testes) de Ciências Humanas e suas Tecnologias, outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação. A prova começa trinta minutos após o fechamento dos portões, às 13h30.

Leia mais sobre o Enem 2018:

O segundo dia de prova será no próximo domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.

O UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online dos dois dias de exame e divulgará o gabarito extraoficial das provas. A divulgação dos gabaritos oficiais acontecerá no dia 14 de novembro, e os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019.

Horário de verão

Os estudantes que farão a prova nos estados do Brasil que possuem horário de verão devem redobrar a atenção quanto ao horário atualizado. São eles o Distrito Federal e os Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O Enem é aplicado em quatro fusos horários distintos. Portanto, mesmo se o seu estado não tiver horário de verão, fique atento à mudança deste final de semana para não ser pego de surpresa, já que os horários oficiais são os de Brasília.

Confira na imagem abaixo o horário de abertura no seu estado:

O que você precisa levar

  • Documento original com foto e dentro da validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento). Atenção: se você perder ou tiver o documento roubado, poderá fazer a prova, mas vai terá de levar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias;
  • Caneta preta de tubo transparente. Atenção: não é permitido preencher o cartão de respostas com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.

O que você pode levar se quiser

  • Cartão de confirmação de inscrição impresso. O documento tem a data e local da prova e está disponível na página do participante, no site do Enem;
  • Comidas e bebidas. Mas é importante que o aluno tenha bom senso na hora de escolher as opções. Recomenda-se levar água e alimentos leves, como fruta ou sanduíche (em pote transparente), além de alimentos industrializados lacrados. Não exagere no consumo.

O que você não pode levar

  • material impresso (livros, apostilas);
  • borracha;
  • caneta de material não transparente;
  • corretivo;
  • dispositivos eletrônicos (celulares, bips, tablets, entre outros);
  • fones de ouvido ou qualquer transmissor;
  • gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens;
  • óculos escuros;
  • relógio;
  • chapéus, gorros e bonés.

Se você levar alguns desses itens, vai precisar guardá-los dentro de um envelope porta-objetos, antes mesmo de entrar na sala. Esse envelope será lacrado e colocado embaixo da sua cadeira.

Veja se está tudo em ordem com a prova

O Inep imprimiu mais de 11,5 milhões de provas para os dois dias de exame. São 12 cadernos de questões diferentes e uma videoprova em libras, para garantir acessibilidade.

Assim que o fiscal autorizar o início da prova, às 13h30, confira se seus dados no cartão-resposta ou folha de redação estão corretos e se certifique de que não falta nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões. Se algo estiver errado ou incompleto, comunique ao profissional responsável pela aplicação da prova.