Topo

Enem: prova é cancelada em dois locais por falta de energia elétrica e afeta 1,3 mil

Eduardo Lucizano

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2018 18h46

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve de ser interrompido neste domingo em dois locais por falta de energia. No ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto Ltda), em Porto Nacional (TO), e em Franca, em São Paulo, os participantes não conseguiram concluir a prova.

- Confira a correção comentada e o gabarito extraoficial do 1º dia de provas do Enem 2018

O UOL confirmou a informação com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que garantiu que o problema não trará prejuízo aos participantes. 

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que cerca de 1,3 mil estudantes foram prejudicados com falta de energia em Franca-SP e Porto Nacional-TO. 

“[Eles] vão poder refazer o primeiro dia nos dias 11 e 12 de dezembro, em Franca e Porto Nacional, onde teve problema, que foi parcial, 1,3 mil alunos aproximadamente, a energia só faltou no final do dia, só aqueles que não haviam concluído naquele momento", disse Soares.

Leia também

    As provas, segundo o órgão, serão reaplicadas para todos os alunos afetados nos dias 11 e 12 de dezembro.

    Segundo o edital do ENEM, “o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do Exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação (11 de novembro)”.