Topo

Estudantes começam a entrar nos mais de 10 mil locais de prova do Enem

Estudantes entram em local de prova do Enem em São Paulo - Luis Adorno / UOL
Estudantes entram em local de prova do Enem em São Paulo Imagem: Luis Adorno / UOL

Luis Adorno

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 12h00

Os portões 10.718  dos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram abertos às 12h (horário de Brasília) neste domingo (4). Mais de 5,5 milhões de estudantes estão com as inscrições confirmadas para fazer o primeiro dia de provas. A entrada nos locais de prova ocorre até 13h, sem tolerância para atrasos.

Na Uninove, um dos maiores locais de prova em São Paulo, os portões foram abertos às 11h45 (hora local).

Os exames deste domingo estão ocorrendo em 1.725 municípios. Neste primeiro dia de prova, os alunos terão cinco horas e meia para enfrentar 45 questões objetivas (testes) de Ciências Humanas e suas Tecnologias, outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação. A prova começa trinta minutos após o fechamento dos portões, às 13h30.

Leia também:

O segundo dia de prova será no próximo domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Uma dessas estudantes é Laiza Araújo de Sousa, 18, que fará o exame pela segunda vez. Ano passado, quando prestou medicina, obteve média de 587 pontos. Ela chegou a passar, mas teria de estudar em São Carlos, no interior, o que inviabilizou o curso. Agora, pretende, a partir do Enem, cursar Logística, na capital.

“Estou bem tranquila, porque na primeira prova eu fui bem. Meu maior receio é matemática. Com relação à redação, eu estou tranquila”, disse à reportagem ao lado do amigo Pedro Henrique Lozada, 18.

Um grupo de cerca de 50 jovens está em frente ao portão na universidade Uninove. Eles dizem estar ansiosos pelos atrasados do Enem. Membros de outro grupo, formado por integrante da plataforma Quero Bolsa, que prevê bolsas de estudo a estudantes, afirmaram que estão preparados para ajudar os atrasados a conseguirem entrar no horário previsto, mas não disseram como farão isso.

O UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online dos dois dias de exame e divulgará o gabarito extraoficial das provas. A divulgação dos gabaritos oficiais acontecerá no dia 14 de novembro, e os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019.

Notícias falsas

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou em seu canal do Twitter uma mensagem alertando que estão circulando pelas redes sociais notícias falsas de que o Enem teria sido cancelado. O órgão disse que o exame ocorre normalmente deste domingo (4).

Horário de verão

Os estudantes que farão a prova nos estados do Brasil que possuem horário de verão devem redobrar a atenção quanto ao horário atualizado. São eles o Distrito Federal e os Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O Enem é aplicado em quatro fusos horários distintos. Portanto, mesmo se o seu estado não tiver horário de verão, fique atento à mudança deste final de semana para não ser pego de surpresa, já que os horários oficiais são os de Brasília.