Topo

Inep tentou cancelar evento automobilístico no Rio por causa do Enem

André Nery/MEC
Imagem: André Nery/MEC

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 11h03

O Inep informou ter pedido o cancelamento do evento Heineken F1 Experience, realizado neste domingo (4) na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, para evitar que os ruídos atrapalhassem os estudantes que fazem a prova do Enem na região.

- Confira a correção comentada e o gabarito extraoficial do 1º dia de provas do Enem 2018

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou o pedido do cancelamento do evento, mas determinou a interrupção de ruídos significativos a partir das 13h30, horário de início da prova, com multa prevista de R$ 200 mil em caso de desrespeito.

Segundo a página oficial do Heineken F1 Experience, as apresentações serão encerradas justamente às 13h30. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria do evento mas não obteve resposta. O evento não é o Grande Prêmio do Brasil, que será realizado em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de novembro.

O Ministério da Educação já havia pedido o adiamento do horário de verão para não atrapalhar a prova do Enem, mas o pedido também não foi acatado pelo governo.

O evento de corrida deste domingo terá presença do ex-piloto brasileiro da Fórmula 1 Felipe Massa, além de carros da equipe Williams de F1 e demonstrações de motos acrobáticas e drift racing. O evento também terá apresentações musicais.

O Inep orientou os alunos que fazem a prova nas proximidades que saiam com maior antecedência para evitar atrasos.