Topo

Locais de prova do Enem fecham os portões; exame termina às 19h de Brasília

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 13h02

Os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 fecharam os portões neste domingo (4) às 13h. A prova está prevista para começar às 13h30. Embora o exame se encerre às 19h, os candidatos poderão sair das salas a partir das 15h30, sempre no horário de Brasília.

- Confira a correção comentada e o gabarito extraoficial do 1º dia de provas do Enem 2018

Os estudantes fazem hoje as provas de ciências humanas e linguagens, além da prova de redação. Sobre o tema, o candidato que desrespeitar os direitos humanos não terá nota zero na redação automaticamente, mas poderá perder pontos, segundo decisão do STF (Superior Tribunal Federal) do ano passado.

O segundo dia de prova será no próximo domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias. Esta é a segunda vez que as provas do Enem são aplicadas em dois finais de semana separados.

As duas provas somarão, portanto, 180 questões de múltipla escolha no total. Cada questão objetiva tem cinco opções de resposta e apenas uma correta. A redação deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de 30 linhas.

Leia mais sobre o Enem 2018:

Mais de 5,5 milhões de estudantes estão com as inscrições confirmadas para fazer o primeiro dia de provas do Enem 2018. Se o candidato faltou no primeiro dia, ele terá o direito de realizar o teste da semana que vem. A nota zero em uma das provas, no entanto, deve comprometer bastante a média final.

O MEC alerta que o candidato que recebeu o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição e faltou ao Enem sem justificativa perderá a isenção no ano seguinte. Para abonar a falta e garantir a isenção na próxima aplicação, é preciso justificar a ausência no ato da nova inscrição. O ministério fará análise da justificativa e determinará se o candidato será ou não beneficiado com isenção mais uma vez.

Atrasados

Durante o fechamento dos portões, às 13h em ponto em um dos maiores locais de prova em São Paulo, a universidade Uninove (na zona oeste da cidade), 160 ativistas da plataforma Quero Bolsa, montaram uma corrente humana, criando um corredor para os candidatos que tivessem chegado na última hora. 

Enquanto isso, outros cerca de 100 jovens esperavam os atrasados do Enem com o único intuito de rir daqueles que não conseguiram chegar a tempo. Uma garota e um garoto chegaram atrasados. Mas o grupo Quero Bolsa formou um círculo humano sobre os atrasados, fazendo com que eles ficassem menos expostos.

Depois disso, o grupo que foi ao local para rir dos atrasados, junto a um grupo que se disse comediante e que estava trabalhando, tentou fazer imagens e se aproximar dos atrasados. Houve empurra-empurra, socos e chutes.

Ninguém ficou ferido.No dia 14 de novembro (quarta-feira), o MEC publica o gabarito dos cadernos de questões. A divulgação dos resultados individuais, no entanto, sairá apenas no dia 18 de janeiro de 2019. Em março do ano que vem, em data ainda a ser definida, serão divulgados os resultados dos treineiros.

UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online dos dois dias de exame e divulgará o gabarito extraoficial das provas. A divulgação dos gabaritos oficiais acontecerá no dia 14 de novembro, e os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019.

#VerificamosENEM: Checamos ao vivo informações que circulam nas redes