Topo

Veja 5 assuntos de cada tema que mais caem no 2º dia do Enem

Participante segura caderno de questões no primeiro dia de provas do Enem 2018 - Mariana Leal/MEC
Participante segura caderno de questões no primeiro dia de provas do Enem 2018 Imagem: Mariana Leal/MEC

Leonardo Martins e Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

10/11/2018 04h00

Pode parecer que não, mas ainda há tempo para dar aquela última revisada antes de fazer o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova será neste domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. O UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online e divulgará o gabarito extraoficial.

Leia também:

A reportagem conversou com sete professores de Matemática, Química, Física e Biologia e preparou uma lista com os cinco principais assuntos de cada tema do exame para ajudar você naquela última revisão. Veja quais são:

Matemática

  1. Análise combinatória: é o estudo do conjunto de possibilidades e combinações, baseado na matemática e na lógica. Por exemplo, quando o exercício questiona “quantos números com 3 algarismos podemos formar com o conjunto {1,2,3}”.
  2. Probabilidade: questões relacionadas à interpretação e ao uso do cálculo das chances de um certo evento acontecer, sendo calculado pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis.
  3. Geometria plana e espacial: dentro desse tema, o que mais se pedem são cálculos de Área, Perímetro e Volume. O Enem costuma apresentar uma foto ou figura de algo concreto, como o terreno de uma casa, uma garrafa ou uma pirâmide, e faz com que o candidato utilize as fórmulas de Área, Perímetro e Volume para responder o que foi pedido. Desenhos como Prisma, Cilindros, Pirâmides, Cones e Esferas também são recorrentes nas questões.
  4. Razão e proporção: cálculos relacionados, principalmente, à porcentagem. Por meio das frações, a ideia é cobrada para representar cálculos de partes de um todo. Contas de regra de três são muito importantes dentro deste assunto também.
  5. Estatística: o assunto se trata do cálculo de Média, Mediana, Moda e Variância. Os professores explicam que costumam não ser questões difíceis de se fazer porque são mais diretas.

Química

  1. Estequiometria: é o cálculo, em forma de equação, da quantidade de reagentes e produtos que participam de uma reação química.
  2. Ligações intermoleculares: estudo das diferentes formas de interação entre moléculas dos compostos polares e apolares, integrados por ligações covalentes.
  3. Termoquímica: problemas relacionados às reações químicas e mudanças de estado físico de matérias pela troca de calor. São comuns exercícios comparando combustíveis e seus impactos ambientais, por exemplo.
  4. Funções orgânicas: são os grupos de compostos orgânicos que possuem as mesmas propriedades químicas. O tema envolve grupo funcional, nomenclatura e a própria função do composto.
  5. Eletroquímica: Ramo da química que estuda reações em que há transferência de elétrons para a formação de uma corrente elétrica. São comuns problemas relacionados às pilhas ou ao processo de eletrólise.

Física

  1. Energia, trabalho e potência: energia é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar um trabalho. É um tema recorrente no Enem por ser “transversal na física mecânica, termologia, eletricidade”, como pontuou o coordenador de Física do Grupo Etapa, Alexandre Lopes Moreno.
  2. Fenômenos ondulatórios: qualquer perturbação ou vibração em um meio específico causa ondas (sonoras, eletromagnéticas, etc.). A ondulatória é a parte da física que estuda o movimento das ondas. "Sempre cai”, alerta Moreno.
  3. Calorimetria: é parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência de calor. É um assunto clássico, não só no Enem, mas nos vestibulares.
  4. Fenômenos elétricos e magnéticos: acontecem por causa das cargas elétricas presentes nos átomos e pelos diferentes polos magnéticos que compõem a matéria. No Enem, costuma cair em questões que trazem circuitos elétricos simples, geralmente relacionados ao cotidiano.
  5. Movimento e equilíbrio: faz parte da física mecânica que estuda o movimento dos objetos, tal qual as três leis formuladas por Isaac Newton. “Geralmente cai uma questão ou duas”, diz Vene Santiago de Oliveira, professor de Física do Curso Poliedro.

Biologia

  1. Citogenética: é a parte da biologia que aborda material genético, a formação genética do indivíduo, as características genéticas, DNA e RNA.
  2. Embriologia: estuda o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo desde o zigoto até o nascimento. No Enem, aparece não da maneira tradicional cobrada nos livros, mas com foco atual relacionado à engenharia genética, manipulação de embriões, formação de gêmeos, abortos e concepção em vitro.
  3. Citologia: é a área da biologia relacionada ao estudo das células, do funcionamento delas.
  4. Ecologia: o tema costuma cair no Enem desde que a prova foi criada, em 1998. A prova geralmente aborda desequilíbrio ecológico, cadeias alimentares, espécies exóticas que viram pragas. “A poluição que afeta o dia a dia dos grandes centros urbanos, como o efeito estufa, a contaminação de rios, são temas que costumam cair”, diz Luis Gustavo Megiolaro, professor de Biologia e coordenador do Curso Poliedro Campinas.
  5. Fisiologia animal e humana: diz respeito ao funcionamento dos corpos. É um tema abrangente e sempre aparece no Enem em questões ora sobre evolução dos animais, ora sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano.

Segundo dia de Enem

Os portões dos locais de prova deste domingo abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham, impreterivelmente, às 13h (de Brasília). A aplicação do exame deve ter início às 13h30 e será encerrada dentro de cinco horas.

O gabarito oficial do Enem será divulgado até a próxima quarta-feira (14), e os resultados serão publicados no dia 18 de janeiro de 2019.