Topo

Termina o 2º dia de provas do Enem; UOL faz correção comentada

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 18h30

Com a entrega das provas pelos participantes pontualmente às 18h30 (horário de Brasília), chega ao fim o segundo e último dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. Os estudantes tiveram cinco horas para responder as 45 questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 da prova de Matemática e suas Tecnologias. É meia hora a mais do que na edição do ano passado.

Esta é a segunda vez que as provas do Enem são aplicadas em dois finais de semana separados.

Cerca de 5,5 milhões de participantes eram esperados no segundo dia de prova do exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela realização do exame, ainda vai divulgar o número de ausentes. No primeiro dia, realizado no domingo passado (4), 24% dos participantes com inscrição confirmada faltaram ao exame. Foi a menor parcela de ausentes da história do exame, segundo o Inep.

Na semana passada, os participantes tiveram que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e produzir uma redação com o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"

O gabarito oficial das provas será divulgado pelo Inep até quarta-feira (14) tanto no site (enem.inep.gov.br) quanto no aplicativo do Enem. 

Resultados saem em janeiro

Já as notas do Enem serão divulgadas no dia 18 de janeiro de 2019 para os participantes regulares (quem está no último ano ou já terminou o ensino médio). Os resultados dos treineiros serão divulgados dois meses depois. Todos os resultados serão divulgados no site do Enem e no aplicativo.

O Inep informou ainda que o espelho de correção das redações será divulgado no primeiro semestre de 2019, sem citar datas. O espelho serve para o estudante consultar como se saiu em relação às competências avaliadas na redação e comparar seu desempenho com os demais.

Vagas em universidades

Com a nota do Enem, o participante pode tentar uma vaga nas universidades que participam do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Na edição desse ano, foram oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais – universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica.

O candidato também pode pleitear uma vaga no Prouni (Programa Universidade para Todos) e conseguir financiamento estudantil por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).