Topo

Candidatos do Enem veem questões de matemática longas e física e química difíceis

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 18h29

No segundo dia de provas do Enem, alguns estudantes ouvidos pelo UOL consideraram que os enunciados das questões de matemática estavam longos demais e exigiam muita interpretação, embora com dificuldade razoável. Quem ficou com fama de provas mais difíceis neste domingo (11) , porém, foram química e física.

Ao menos 5 milhões de candidatos eram esperados em 10.718 locais espalhados pelo país neste segundo dia, que contou com 45 perguntas de matemática e outras 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). Este ano, o segundo domingo de provas contou com meia hora a mais.

O universitário Giovanni André, 23, cursa o segundo ano de engenharia civil em uma instituição privada de São Paulo e tenta uma boa pontuação no Enem para pleitear bolsa no curso que faz. Ele avalia que as questões de física e matemática devem ajudar a conseguir o benefício.

“Acho que fui melhor neste final de semana porque usei muito das contas e fórmulas que aprendi na faculdade na prova. Acho que fui bem na parte de física e matemática. Física exigiu um pouco mais, mas acho que consegui responder“, avaliou André, ao sair da Uninove Barra Funda, zona oeste da capital paulista.

Já o candidato a uma vaga de Filosofia, Fabiano Ferreira dos Santos, 19, gostou das provas, considerou que estavam bem pensadas e organizadas. Ele destacou que matemática estava cansativa e contou que uma questão relacionada ao game Minecraft chamou atenção.

“Achei uma pergunta interessante. É curioso, parecia fácil e acho que acertei. Mas pode ter sido uma pegadinha”, disse.

11.nov.2018 - Carol Timoteo, 21, mostra caderno de provas após deixar local de exame no 2º dia de Enem - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Carol Timoteo, 21, mostra caderno de provas após deixar local de exame
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL
Carol Timoteo, 21, que tenta uma vaga em Engenharia Civil, também gostou de ver uma questão sobre o jogo na prova.

“Ajuda ter uma questão sobre Minecraft, porque a gente que é do mundo nerd se sente em casa. Assim que li pensei ‘vai ser a primeira questão que vou comentar para o pessoal lá de casa', achei muito bacana. Para mim, é mais fácil assimilar o conteúdo quando dão exemplos assim”, disse

Suellen Alves dos Santos, 23, deixa local de prova no 2º dia de Enem - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Suellen Alves dos Santos, 23, deixa local de prova no 2º dia de Enem
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL
A aluna que tenta uma vaga em medicina Veterinária Suellen Alves dos Santos, 23, considerou que as questões de Matemática estavam longas.

“O tempo extra ajudou, porque são muitas questões e qualquer minuto vale muito. Mas as questões de matemática estavam muito longas, com enunciados cansativos de ler”, considerou ela.

O estudante de direito Lucas Ferreira Lima, 19, tenta uma boa nota no Enem para estudar em uma universidade pública ou entrar em outra particular com bolsa. Para ele, a prova mais difícil foi de química. “Não domino as questões de Exatas, mas acho que conseguirei ir bem. Química estava mais puxado, é sempre mais difícil”, disse.

Já a candidata ao curso de Gastronomia Natalia Santos, 17, prestou o Enem e acredita que foi bem nas questões de biologia. “Não estava muito difícil. As provas, em geral, são cansativas”, contou.

O estudante André Rita, 17, foi um dos primeiros a sair do campus da Uninove na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, no segundo dia de provas do Enem, neste domingo (11). Ele saiu um pouco de depois das 15h30. ?A prova de biologia estava mais complicada. Em geral, a prova estava difícil. Vamos aguardar o resultado?, disse - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
André Rita, 17, foi um dos primeiros a sair do campus da Uninove na Barra Funda
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL
O estudante Andre Rita, 17, saiu da prova por volta das 15h30, na universidade Uninove Barra Funda, zona oeste se São Paulo. Ele considerou as questões de biologia mais difíceis. O candidato ainda não se decidiu sobre qual curso prestar.

“Biologia estava mais complicado. Em geral a prova estava difícil. Vamos aguardar o resultado”, disse.