Enem

Horários, banheiro, revista eletrônica, o que levar; veja tudo sobre o 2º dia do Enem

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

  • André Nery/MEC

Mais de 5 milhões de pessoas são esperadas nos 10.718 locais de aplicação neste domingo (11) para o segundo dia de provas do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio), o segundo maior exame de acesso à universidade do mundo. O UOL, em parceria com o curso Objetivo, fará a correção online e divulgará o gabarito extraoficial.

A novidade deste ano é que os participantes terão meia hora a mais do que na edição de 2017 para resolver as 45 questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 da prova de Matemática e suas Tecnologias. São, ao todo, cinco horas de provas.

Leia também:

Os portões serão abertos às 12h, do horário de Brasília, e fechados às 13h impreterivelmente. Veja o cronograma das provas deste domingo:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 18h30 – Término das provas.

O Enem é aplicado em quatro fusos distintos. Portanto, mesmo se o seu estado não tiver horário de verão, fique atento já que os horários oficiais são os de Brasília.

O UOL preparou um tira-dúvidas para te ajudar na segunda etapa do Enem. Veja:

Faltei à primeira prova. Posso fazer a segunda?

Quem faltou à prova no domingo passado vai pode participar do Enem hoje, embora a ausência no primeiro dia torne improvável que o candidato alcance um bom resultado final. Nas provas do dia 4 de novembro, 24% dos participantes com inscrição confirmada faltaram ao exame – são ao todo 1.374.430 pessoas. 

Quando a prova começa?

O início da prova ocorrerá a partir das 13h30, quando o aplicador do exame em cada sala vai autorizar os candidatos a abrirem o Caderno de Questões. Leia as instruções e verifique se seus dados estão corretos na capa do caderno, Cartão-Resposta e da ficha para coleta de dado biométrico.

A partir de que horas o candidato pode deixar a sala?

Os participantes poderão deixar a sala de aplicação da prova a partir das 15h30. Mas só poderá levar para casa o Caderno de Questões quem entregar a prova faltando 30 minutos para o horário limite do exame. Os três últimos participantes a finalizarem a prova em cada sala precisarão sair juntos.

O que precisa levar para fazer a prova?

  • Documento original com foto e dentro da validade (não vale carteirinha de estudante, certidão de nascimento e documentos digitais). Atenção: se você perder ou tiver o documento roubado, poderá fazer a prova, mas vai terá de levar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias;
  • Caneta preta de tubo transparente (recomenda-se levar duas). Atenção: não é permitido preencher o cartão de respostas com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.

O que pode levar se quiser?

  • Cartão de confirmação de inscrição impresso. O documento tem a data e local da prova e está disponível na página do participante, no site do Enem;
  • Comidas e bebidas. Mas é importante que o aluno tenha bom senso na hora de escolher as opções. Recomenda-se levar água e alimentos leves, como fruta ou sanduíche (em pote transparente), além de alimentos industrializados lacrados.

O que não pode levar?

  • material impresso (livros, apostilas);
  • borracha;
  • caneta de material não transparente;
  • corretivo;
  • dispositivos eletrônicos (celulares, bips, tablets, entre outros);
  • fones de ouvido ou qualquer transmissor;
  • gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens;
  • óculos escuros;
  • relógio;
  • chapéus, gorros e bonés.

Se você levar alguns desses itens, vai precisar guardá-los dentro de um envelope porta-objetos antes de entrar na sala. Não entre na sala com eles, você pode ser desclassificado do exame. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ele entrar na sala de provas. Ele será colocado embaixo da cadeira dele, onde deverá ser mantido até a saída definitiva do local.

Pode ir ao banheiro?

É possível sair da sala para ir ao banheiro, mas há regras. Se sair antes das 13h, o candidato precisará passar pelos procedimentos de identificação novamente ao voltar. Se sair depois das 13h, o participante terá de ir ao banheiro acompanhado de um fiscal. A ida é proibida após o estudante entregar a prova para o aplicador.

Preciso passar por revista?

O aplicador da sala coleta os dados biométricos de todos os candidatos durante a realização das provas. Os participantes também poderão ser submetidos, a qualquer momento, a uma revista eletrônica para detecção de metais e ponto eletrônico - os banheiros também têm detectores. Quem se recusar a passar pela revista será eliminado do exame.

Quando sai o gabarito oficial?

O Inep tem até três dias úteis após o segundo dia de provas para divulgar o gabarito oficial. Ou seja, as repostas sairão até quarta-feira (14 de novembro). O gabarito será divulgado no Site do Enem (enem.inep.gov.br) e no Aplicativo do Enem. Os Cadernos de Questões de cada dia, e de cada cor, serão divulgados em conjunto, nesses mesmos canais.

Quando sai o resultado?

A nota do Enem será divulgada no dia 18 de janeiro de 2019 para os participantes regulares. Os resultados dos treineiros serão divulgados dois meses depois. Todos os resultados serão divulgados na Página do Participante e no Aplicativo do Enem. O Inep informou ainda que o espelho de correção das redações será divulgado no primeiro semestre de 2019, sem citar datas.

O que dá para fazer com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, o participante pode tentar uma vaga nas universidades que participam do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na edição desse ano, foram oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais – universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica. O candidato também pode pleitear uma vaga no Prouni (Programa Universidade para Todos) e conseguir financiamento estudantil por meio do Fies. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos