Topo

Locais de prova do Enem são abertos; entrada é permitida até 13h de Brasília

No campus da Uninove na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, os portões foram abertos às 11h45 - Guilherme Mazieiro/UOL
No campus da Uninove na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, os portões foram abertos às 11h45 Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL

Guilherme Mazieiro e Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 12h00Atualizada em 11/11/2018 21h33

Os portões dos 10.718 locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram abertos às 12h (horário de Brasília) neste domingo (11), segundo dia de provas. Mais de 5 milhões de pessoas devem fazer o exame neste ano. A entrada nos locais é permitida até as 13h (de Brasília), sem tolerância a atrasos. 

Em São Paulo, o campus da Uninove no bairro da Barra Funda, na zona oeste da cidade, abriu os portões às 11h45. No local, cerca de 15 mil candidatos devem fazer os testes.

O exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões, às 13h30, e terá 45 questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 da prova de Matemática e suas Tecnologias. A novidade deste ano é que os participantes terão meia hora a mais do que na edição de 2017 para resolver as perguntas. Dessa forma, a duração do exame será de cinco horas.

O estudante Gustavo Max, 18, chegou por volta das 11h no campus da Uninove na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Ele presta o Enem para buscar uma vaga em arquitetura - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Gustavo Max busca uma vaga em arquitetura
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL

O estudante Gustavo Max, 18, chegou por volta das 11h no campus da Uninove, na Barra Funda. Ele se adiantou porque mudou de casa durante a semana e não queria correr o risco de se atrasar. O candidato morava na mesma região em que presta o Enem, mas agora sua casa fica no Morro Grande, na zona norte. “No primeiro dia demorei 10 minutos de carro. Hoje vim de ônibus e gastei uma hora. É melhor chegar mais cedo”, disse o candidato que tenta uma vaga em arquitetura e tem expectativa de ir bem nas provas de hoje, por ter facilidade com assuntos da área de exatas.

No mesmo local, Giselle Ravaglia, 18, candidata a uma vaga de jornalismo, se disse tranquila com a prova. “É uma prova difícil e bem elaborada. Eu prefiro as questões de humanas, mas me preparei para responder as questões que tenho mais dificuldade”, afirmou. Ela já foi aprovada em uma universidade particular, mas faz o Enem para buscar vaga em uma universidade pública.

Os candidatos podem começar a deixar as salas às 15h30. O exame termina às 18h30.

Segundo maior exame de acesso à universidade do mundo, o Enem é realizado em 1.725 municípios, com quatro fusos distintos. Mesmo em estados com outros fusos, os horários de referência são os oficiais de Brasília.

Veja o cronograma das provas deste domingo (pelo horário de Brasília):
• 12h – Abertura dos portões
• 13h – Fechamento dos portões
• 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
• 13h30 – Início das provas
• 18h30 – Término das provas.

O UOL, em parceria com o curso Objetivo, fará a correção online e divulgará o gabarito extraoficial. A divulgação dos gabaritos oficiais acontecerá na próxima quarta-feira (14), e os resultados serão publicados no dia 18 de janeiro de 2019.

No domingo passado (4), os estudantes fizeram as provas de ciências humanas e linguagens, além da prova de redação. Esta é a segunda vez que as provas do Enem são aplicadas em dois finais de semana separados.