Topo

Encceja 2019: O que você precisa saber sobre o exame que acontece em agosto

Logo do Encceja 2019 - Reprodução
Logo do Encceja 2019 Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

12/08/2019 16h24

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano acontece ainda no mês de agosto e é voltado para estudantes que não concluíram os ensinos fundamentais ou médio dentro da idade prevista.

O Encceja é dividido em duas partes:

Ensino Fundamental: para pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição)

Ensino Médio: (para pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição).

Veja abaixo tudo o que precisa saber sobre o Encceja 2019, cujas inscrições já estão encerradas.

Quando acontecem as provas?

O Encceja Nacional 2019 acontece no dia 25 de agosto (domingo), em dois turnos, por todo o Brasil. Já as provas do Encceja Exterior (para brasileiros que moram no exterior) serão aplicadas em 15 de setembro. Por fim, a Encceja PPL (versões para pessoas privadas de liberdade tanto no Brasil quanto no exterior) rolam nos dias 8 e 9 de outubro.

Provas

O Encceja é dividido em provas que abordam diferentes áreas do conhecimento, com cada uma constituída por 30 questões. É obrigatório também que todos os participantes escrevam uma redação em língua portuguesa.

Ensino Fundamental:

Matutino: 30 questões - Ciências Naturais e Matemática

Vespertino: 30 questões - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Ensino Médio:

Matutino: 30 questões - Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Vespertino: 30 questões - Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Como funciona a pontuação das provas

Cada prova tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo que a média necessária para aprovação é de 100 pontos. A redação funciona com a mesma proposta: a nota vai de 0 a 10 e para ser aprovado precisa tirar no mínimo 5.

Pontuação mínima em todas as disciplinas

Para conseguir o certificado, é preciso alcançar uma pontuação mínima em todas as provas. Porém, é possível pegar uma declaração de proficiência para as disciplinas em que a média for atingida.

Quem tiver a declaração só fará o Encceja no ano seguinte para ser aprovado nas outras disciplinas.

Certificado Encceja 2019

Quem passar no exame precisa procurar as Secretarias de Educação ou institutos federais conveniados ao Inep localizados na cidade onde prestou a prova, levando seus documentos pessoais e número de inscrição. A mesma medida vale para a declaração de proficiência.

Já o Encceja Exterior é enviado ao Ministério das Relações Exteriores, que encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

Quando saem os resultados

Ainda não há uma data oficial para a divulgação dos resultados das provas, mas cada nível de ensino tem um cronograma específico. Normalmente, o Ensino Médio tem seus resultados divulgados no início do ano seguinte, enquanto o Ensino Fundamental costuma receber as notas em dezembro.

Já os Encceja - PPL e Exterior terão seus resultados anunciados apenas em 2020.