Topo

Enem: youtubers dão dicas para provas de matemática e ciências da natureza

Para o youtuber Rafael Procópio, o difícil é interpretar o enunciado da questão - Reprodução
Para o youtuber Rafael Procópio, o difícil é interpretar o enunciado da questão Imagem: Reprodução

Giorgia Cavicchioli

Colabroação para o UOL

06/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • 2ª prova do exame acontece no próximo domingo (10)
  • Estudantes irão resolver questões de matemática e ciências da natureza
  • Gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece no próximo domingo (10) e irá avaliar o conhecimento dos candidatos nas áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

Serão 90 questões de múltipla escolha, 45 para cada uma das áreas do conhecimento. O candidato terá ao todo cinco horas para o exame. O gabarito oficial sai no dia 13 de novembro.

Para ajudar a revisar os conteúdos dessas áreas e chegar bem afiado na prova, o UOL ouviu professores youtubers para dar algumas dicas.

Matemática

O professor Rafael Procópio, do canal Matemática Rio, diz que o candidato pode se sentir mais confiante ao buscar provas antigas e resolver exercícios que já foram cobrados. Assim, segundo ele, será possível cronometrar quanto tempo se demora em cada questão e quais são as matérias que mais caem no exame.

"Se você analisar a prova do Enem, de 60% a 65% é matemática básica. O difícil da questão é você ler o problema, conseguir interpretar e extrair as informações que você precisa para resolver. Eu pediria para os estudantes se dedicarem às matérias que são mais tranquilas e as que são mais cobradas", afirmou.

De acordo com Procópio, historicamente, o Enem pede temas como proporcionalidade (razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem e escala), gráficos e tabelas, estatística básica e geometria.

O professor lembra que controlar a ansiedade é o ponto mais importante para quem irá fazer a prova.

"A primeira coisa que o estudante tem que saber é que o Enem não vai definir a vida dele. O Enem não vai definir se ele é burro, se vai ser uma pessoa bem-sucedida. A dica é ir tranquilo para a prova", afirma Procópio.

Ciências da natureza

Um tema que poderá cair na parte de biologia da prova são as vacinas. Além desse assunto, o professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, também afirma que conhecimentos sobre questões ambientais de grandes centros urbanos, coleta de lixo e poluição atmosférica sejam pedidos.


"É bom resolver provas passadas. Mas, a essa altura, acho que eles já fizeram isso. Minha dica é: continue resolvendo simulados para revisar o assunto. Quando errar, vai lá e estuda mais um pouco para não chegar à prova com essa deficiência", diz.

Jubilut também fez recomendações para a véspera: "Vá dar uma caminhada. Não vai fazer esporte. O cara, às vezes, nunca fez um esporte e resolve fazer um dia antes da prova? Aí chega lá todo dolorido e cansado. Mas recomendo uma caminhada ao ar livre".

O professor Ivyz Urquiza, do canal Física Total, também orienta que os estudantes evitem esportes de grande impacto. Para ele, vôlei, futebol e artes marciais devem ficar de fora da rotina.

"Agora é preciso desacelerar. Você veio em um ritmo bom o ano todo, está bem preparado. Para o dia da prova, cuidado com suas horas de sono, muita atenção com a alimentação e chegue antes para a prova. É muito melhor chegar uma hora antes do que um minuto depois", afirma.

Segundo Urquiza, é preciso que o estudante não gaste sua energia com questões que ele não sabe. "Do ponto de vista de conteúdos, tem três que são certeza absoluta de que estarão na prova: fenômenos ondulatórios, eletrodinâmica e mecânica. Quase metade da prova está contemplada nesses três conteúdos. Se o estudante conseguir revisar e fazer bastante exercício, ele já vai estar com a prova 50% garantida", diz.