Topo

Enem 2020: veja as principais datas e informações sobre inscrições

Candidatos em local de prova do Enem - Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo
Candidatos em local de prova do Enem Imagem: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

Carolina Cunha

Colaboração para o UOL

11/11/2019 12h42

O Enem 2019 terminou neste domingo, com o segundo dia de provas. O gabarito oficial sai no dia 13 de novembro.

Já o resultado individual de cada participante será divulgado apenas em janeiro de 2020, com data ainda a ser confirmada. Muitos estudantes, contudo, já se planejam para o ano que vem.

Algumas datas do Enem 2020 já estão definidas. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro, dois domingos consecutivos. Já o Enem Digital será realizado nos dias 11 e 18 de outubro.

Testes para o Enem Digital em 15 capitais

Principal novidade do ano que vem, a estreia da prova digital vai ter estudantes fazendo o exame pelo computador. A meta do MEC (Ministério da Educação) é realizar uma implementação progressiva até 2026, quando a prova será 100% digital e com quatro edições diferentes ao longo do ano.

Em 2020, a versão digital será aplicada em fase piloto e as primeiras aplicações digitais serão opcionais. O estudante vai escolher o modelo no momento da inscrição.

Segundo o MEC, até 50 mil estudantes irão fazer as provas digitais, que vão acontecer em 15 capitais. O exame será aplicado em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Haverá mudanças nas provas?

O Enem 2020 deverá ser a última edição do exame que seguirá a atual Matriz de Referência do Enem, com questões de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, totalizando 180 itens, além da redação.

O MEC afirma que, a partir de 2021, o exame sofrerá mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio.

Quanto vão custar as inscrições?

As inscrições para o Enem 2020 devem acontecer em maio, assim como no Enem 2019. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado.

Antes de as inscrições abrirem, os estudantes de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Os pedidos devem ser recebidos no começo de abril. No mesmo período, candidatos isentos no Enem 2019 que faltarem às provas poderão justificar ausência para obter o benefício novamente.

Datas do Enem 2020

  • Pedidos de isenção da taxa: abril (provável)
  • Inscrições: maio (provável)
  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020
  • Provas tradicionais: 1º e 8 de novembro de 2020
  • Resultado: janeiro de 2021

Quais provas acontecem em cada dia?

  • 1º dia: redação; 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas
  • 2º dia: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.