Topo

O que você precisa saber sobre a prova da Fuvest

Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL

23/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Primeira fase da Fuvest acontece neste domingo (24)
  • UOL faz a correção online em parceria com o Objetivo
  • Exame traz 90 questões de múltipla escolha

A prova da primeira fase da Fuvest 2020 —que seleciona candidatos a uma vaga na USP (Universidade de São Paulo)— acontece neste domingo (24). O UOL faz a correção online em parceria com o Objetivo.

Nessa edição, foram 130 mil inscritos, contando com os 12 mil treineiros, estudantes que ainda não completaram o ensino médio.

De acordo com a Fuvest, as carreiras mais concorridas em 2020 são as três de medicina (São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto). Já aquelas com o menor número de inscritos são engenharia de biossistemas (Pirassununga), biblioteconomia e ciência da informação (Ribeirão Preto) e licenciatura em geociências e educação ambiental (São Paulo, Butantã).

O UOL reuniu as principais informações sobre o exame. Veja a seguir.

Datas e horários

A prova da 1ª fase da Fuvest 2020 acontecerá no dia 24 de novembro de 2019 (domingo), às 13h. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e serão fechados às 13h. A saída será permitida a partir das 17h.

A duração da prova será de cinco horas, e o estudante não terá tempo adicional para transcrição do rascunho para a folha de respostas definitiva. A Fuvest também recomenda que o aluno visite seu local de prova com pelo menos um dia de antecedência, tanto para a 1ª quanto para a 2ª fase.

O que levar?

  • Documento de identidade original;
  • Caneta esferográfica azul;
  • Lápis e borracha para o rascunho;
  • Apontador e régua transparente;
  • Água e alimentos leves.

Como é a prova da 1ª fase?

A 1ª fase é realizada em um único dia. A prova terá 90 questões, sendo algumas interdisciplinares e outras sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Todas as questões serão do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.

De acordo com o professor Viktor Lemos, coordenador do Curso Anglo, a prova da Fuvest é conhecida por cobrar matérias tradicionais do ensino médio e ser bastante conteudista. "Uma característica que a diferencia do Enem, da Unicamp e da Unesp é que ela não tem filosofia e sociologia na primeira fase", explicou.

Além disso, Lemos lembra que a prova tem poucas questões interdisciplinares e exige muita técnica dos candidatos. "São perguntas que vão exigir conhecimento aprofundado do aluno. É uma prova vista como mais difícil do que as outras, principalmente em exatas", afirmou.

Segundo Lemos, é importante que o estudante que vai prestar o vestibular da Fuvest faça as provas dos anos anteriores para se acostumar com os tipos de questões que ela aplica e para que ele saiba como usar o tempo a seu favor.

De acordo com a Fuvest, espera-se que o candidato demonstre competência para leitura e compreensão de diferentes textos, em linguagens diversificadas. Além disso, também é preciso que o estudante tenha capacidade de expressão de seus conhecimentos, reflexões e pontos de vista nas diferentes normas de língua portuguesa.

Segunda fase

Nela, o candidato é avaliado em sua competência para a articulação de informações e conhecimentos em todas as disciplinas e, com mais profundidade, nas mais diretamente ligadas ao curso pretendido. Nesta etapa é exigido um domínio mais aprofundado do instrumental dessas disciplinas e das suas abordagens conceituais.

As questões têm caráter discursivo e permitem ao candidato, após a identificação do problema proposto, construir sua resposta por caminhos próprios. A elaboração de estratégias adequadas para encaminhar a resolução, a capacidade de síntese e o uso de linguagem apropriada são habilidades necessárias para o bom desempenho nesta etapa.

Redação

A redação será realizada no dia 5 de janeiro de 2020, na 2ª fase. É constituída por questões de conhecimentos específicos, com duas provas de natureza discursiva, obrigatórias para todos os candidatos promovidos. A duração de cada uma dessas provas será de quatro horas.

A primeira prova terá duas partes, valendo 50 pontos cada uma. A primeira parte constará de dez questões de português, de igual valor, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura.

A redação fará parte da segunda e vale 100 pontos. O candidato que tirar zero em redação ou no conjunto das questões de português será desclassificado. A segunda prova será formada por 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Esta prova vale 100 pontos. O candidato que tirar zero no conjunto das 12 questões desse dia será desclassificado.

A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo. Espera-se que o candidato, visando sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões.

Também é esperado que o estudante saiba argumentar de forma coerente e pertinente, que ele saiba articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado.

Resultados

  • Divulgação dos convocados para a segunda fase e locais de prova: 9 de dezembro.

  • Primeira chamada: 24 de janeiro.

  • Segunda chamada: 31 de janeiro.

  • Terceira chamada: 7 de fevereiro.

  • Lista de espera: a partir de 26 de fevereiro.

Histórico

Ao longo dos anos, a Fuvest abordou diferentes conhecimentos considerados importantes para o ensino médio em formatos distintos, usando como base textos, imagens, reportagens de jornais e revistas, gráficos, entre outros.

Alguns exemplos de conteúdo cobrado bem como a forma em que foram cobrados podem ser vistos em provas anteriores, o que pode servir de treino para os candidatos.

Adicionalmente, as provas de anos anteriores são importantes para os candidatos treinarem aspectos importantes como: tempo de resolução de cada exercício, espaço necessário para resolver a questão e organização nas suas respostas.

O treino da resolução da prova como um todo pode auxiliar o candidato em seu preparo para as cinco horas de prova. Entretanto, é importante lembrar que a melhor forma de os candidatos se prepararem é estudar o conteúdo previsto para o vestibular e que a resolução de provas antigas apenas pode auxiliar em seu preparo.