Topo

Weintraub contraria Teich e pede que 'questionem se precisa da quarentena'

O ministro da Educação, Abraham Weintraub - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Educação, Abraham Weintraub Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ana Carla Bermúdez e Luciana Amaral

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

05/05/2020 17h00Atualizada em 05/05/2020 17h36

No dia em que o Brasil é apontado como 3º país com mais registros de novas infecções por covid-19, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pediu hoje que as pessoas "comecem a questionar se precisa ter essa quarentena, seguindo, óbvio, as orientações do Ministério da Saúde".

As recomendações do ministério da Saúde, no entanto, ainda são de manutenção do distanciamento social, nas palavras do titular da pasta, Nelson Teich, ontem em Manaus. Ele afirmou não ser possível relaxar o isolamento enquanto a pandemia no país está em "franca ascensão".

Weintraub usou o argumento de que há cidades sem registros de contaminados. A falta de testes em massa, no entanto, dificulta o diagnóstico da presença do vírus nas cidades de pequeno e médio porte do país.

"Cada cidade tem sua realidade. Acho que tem prefeito que tem que voltar as aulas hoje, acho que tem prefeito que tinha que ter voltado há duas semanas".
Abram Weintraub, ministro da educação

As aulas presenciais estão suspensas em todo o país por decretos estaduais e municipais. O Brasil tem ao menos 7.321 mortes atribuídas à covid-19 e 107.780 casos de pessoas infectadas. Na última semana houve, em média, 16 mortes por hora.

A flexibilização da quarentena, por outro lado, é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

'Manter Enem pressiona governadores e prefeitos'

As declarações de Weintraub foram feitas durante a participação do ministro em uma live do youtuber Alessandro Santana, dono do Canal do Negão.

Ao falar sobre a paralisação das aulas e o ano letivo de 2020, o ministro declarou ainda que a manutenção da data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) "é uma pressão para os governadores e prefeitos se mexerem".

"Não vai poder botar a culpa no governo federal falando que o ano está perdido. O ano não está perdido. Tem que lutar, tem que tentar salvar esse ano das crianças, do Brasil, de todo mundo", disse.

Apesar da crise sanitária e da suspensão das aulas, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) defende a realização do Enem em novembro. Hoje, Weintraub acusou "a esquerda" de agir para que o exame não aconteça.

"Esse ano de novo começaram a falar que não vai ter Enem. Porque se você tira o Enem, pega um cara de 17, 18 anos, que está em casa, não tem emprego. Ou ele está estudando para o Enem ou é oficina do diabo. A gente tem que dar perspectiva. Se não tiver, você deixa esse jovem ser facilmente cooptado pelo crime ou pelos movimentos sociais organizados", afirmou.

Entidades estudantis pedem o adiamento do exame e secretários de educação defendem ser necessário aguardar a volta das aulas em todo o país para definir o calendário das provas. Eles argumentam que muitos alunos não têm acesso a aulas a distância para estudar para o Enem durante a paralisação das atividades presenciais.

Uma decisão liminar (isto é, provisória) da Justiça Federal de São Paulo chegou a determinar que o calendário do Enem fosse alterado para ser adequado à realidade do ano letivo de 2020 após a pandemia do novo coronavírus. A decisão, no entanto, foi derrubada pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que acatou um recurso do governo.

Ao Senado, ministro pediu reavaliação da situação em agosto

Embora defenda a manutenção do Enem para novembro, o ministro Weintraub pediu que a situação seja reavaliada em agosto ao participar da reunião de líderes do Senado hoje por videoconferência, informou a Presidência da Casa.

No Senado, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) apresentou projeto que prevê a prorrogação automática de prazos para provas de acesso ao ensino superior em caso de estado de calamidade ou quando o funcionamento das instituições de ensino estiver comprometido.

Ela defende o adiamento do Enem por considerar que a manutenção do calendário prejudica alunos que não têm acesso a computadores e à internet para estudarem em casa enquanto as aulas estão suspensas devido à pandemia do coronavírus.

"Isto se torna evidente quando, por exemplo, já são observadas a disponibilização de aulas de ensino à distância por escolas particulares, enquanto ainda sequer vislumbramos tal realidade nas escolas públicas", justifica no projeto.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) concorda e avalia pedir requerimento de urgência para que a proposta seja posta em votação mais rapidamente. "Manter o calendário do Enem pode impedir o acesso dos mais pobres ao ensino superior", disse.

Na Câmara, um grupo de deputados da oposição pede que um projeto que suspende o edital do Enem 2020 também passe a tramitar em regime de urgência.

"A campanha para a manutenção do Enem é uma piada de mau gosto. Eles fingem que todos os alunos têm capacidade e recursos para se virar durante essa pandemia de maneira igual. Recebo todos os dias depoimentos de estudantes que estão sem material adequado, não têm computador ou não estão conseguindo tirar dúvidas", afirma a deputada Tabata Amaral (PDT-SP).