Topo

Prouni: consulta de vagas é liberada nesta terça-feira

Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior - Reprodução
Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior Imagem: Reprodução

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

07/07/2020 10h57

O MEC (Ministério da Educação) libera, a partir de hoje, a consulta das vagas oferecidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) no segundo semestre. As vagas disponíveis poderão ser vistas no site do Prouni. Não há previsão de horário para a liberação da consulta.

Voltado para estudantes de baixa renda, o Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nesta edição, as inscrições para o Prouni ficarão abertas entre 14 e 17 de julho. O resultado será divulgado no dia 21 de julho.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só podem se inscrever no Prouni candidatos sem diploma de curso superior e que tenham participado da edição mais recente do Enem, tendo obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a prova de redação.

Quem pode participar

Quem fez o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede particular pode contar com os benefícios do programa. Também podem participar pessoas com deficiência.

Professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica podem concorrer a bolsas exclusivamente para os cursos de licenciatura.

Como funciona

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, que é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e senha do Enem.

Cada candidato deve escolher duas opções de curso, em ordem de preferência. É possível acompanhar a nota de corte (ou seja, o desempenho mínimo necessário) para cada um deles diariamente. O aluno pode trocar suas opções de curso quantas vezes quiser até o fim do prazo para inscrições.

Veja todas as datas do Prouni:

  • Inscrições: 14 a 17 de julho
  • Resultado da 1ª chamada: 21 de julho
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 21 a 28 de julho
  • Resultado da 2ª chamada: 4 de agosto
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 4 a 11 de agosto
  • Prazo para participar da lista de espera: 18 a 20 de agosto
  • Divulgação da lista de espera: 24 de agosto
  • Comprovação de informações da lista de espera: 24 a 28 de agosto