Topo

Esse conteúdo é antigo

Após reclamações, prazo para envio de foto em site do Enem é prorrogado

Estudantes relatam dificuldades para cadastrar a foto obrigatória no site do Enem; prazo oficial foi prorrogado para 8 de outubro - Reprodução/Twitter
Estudantes relatam dificuldades para cadastrar a foto obrigatória no site do Enem; prazo oficial foi prorrogado para 8 de outubro Imagem: Reprodução/Twitter

Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

01/10/2020 19h22Atualizada em 01/10/2020 23h49

Após estudantes que irão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) relatarem falhas no site durante a atualização da foto obrigatória para cadastro, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) prorrogou o prazo de envio até 8 de outubro.

"Inscritos no Enem 2020 terão até as 23h59 do dia 8 de outubro para inserir a fotografia pessoal no sistema, por meio da Página do Participante. O prazo foi prorrogado pelo Inep por mais uma semana, em função do volume de acessos ao sistema em um único dia. A prorrogação tem o objetivo de garantir a realização do procedimento por parte dos inscritos. Participantes que já incluíram a foto anteriormente não precisam repetir a operação", afirma o órgão em nota oficial.

Para a realização da prova impressa, em 17 e 24 de janeiro, e da prova digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o candidato necessita enviar uma foto nítida, que mostre o rosto inteiro e não tenha acessórios que cubram a face (boné, gorro, óculos escuros etc).

Mensagem de falha durante atualização da foto

Hoje, quando o inscrito tentava carregar a foto, o portal emitia a seguinte mensagem: "Ops! Ocorreu uma falha de comunicação entre você e o Inep".

O edital do exame diz que "o participante que prestar qualquer informação falsa ou inexata durante a inscrição ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e nos demais instrumentos normativos será eliminado do Exame a qualquer tempo".

Medo dos estudantes

Nas redes sociais, estudantes relataram o medo de serem desclassificados por não conseguirem realizar o envio da foto. Outros dizem que já haviam mandado a imagem, porém, ela desapareceu do sistema.

"Início de um sonho/deu tudo errado. Não acredito que vou ser desclassificada do Enem por causa de uma foto, o que custava o INEP mandar um e-mail avisando que removeriam minha foto?", afirma uma estudante.

"Não consigo me conectar com o @inep_oficial para conferir meu número de inscrição do Enem. Fica aparecendo que ocorreu uma falha da comunicação entre mim e o INEP", relata outro candidato.

"O @inep_oficial obriga os alunos a colocarem foto no site do Enem, mas não disponibiliza um site decente pra isso. De todas as pessoas que vi comentando, não tem uma única que conseguiu. Os que já tinham foto (eu, por exemplo), a foto simplesmente sumiu e não tem como colocar", diz o inscrito.