Topo

Projeto que capacita jovem de baixa renda tem inscrição aberta em SP e RJ

Quem estuda ou estudou em escola pública pode se inscrever em curso de qualificação profissional do Proa - Getty Images
Quem estuda ou estudou em escola pública pode se inscrever em curso de qualificação profissional do Proa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 21h44Atualizada em 31/05/2021 21h44

O projeto gratuito de qualificação profissional direcionado para jovens de baixa renda realizado pela ONG Instituto Proa vai passar a atender moradores de todo o estado de São Paulo e também do Rio de Janeiro.

Alunos estudam ou estudaram em escola pública entre 17 e 22 anos poderão se inscrever para o programa até o dia 11 de junho em São Paulo (são 2.500 vagas disponíveis) e até 2 de julho no Rio (3.000 vagas). As inscrições podem ser feitas no site https://www.proa.org.br/. Será necessário passar por uma avaliação de língua portuguesa e matemática.

A previsão é que o curso tenha início em 14 de junho em São Paulo e em 5 de julho no Rio. Serão 100 horas de aula online, divididas entre: autoconhecimento (20 horas), planejamento de carreira (20 horas), projeto de Vida (20 horas), raciocínio lógico (20 horas), comunicação (20 horas) — além de uma trilha técnica, na carreira de vendas ou análise de dados (50 horas/opcional).

A jornada de estudos será de sete horas e meia de estudos por semana, de segunda a sexta-feira, cerca de uma hora e meia de dedicação por dia. O jovem poderá estudar e fazer as atividades em qualquer horário do dia, com exceção dos encontros mediados pelos tutores, que acontecerão uma vez por semana, às quartas-feiras, também com duração de uma hora e meia.

"Nossa meta é contribuir para que os jovens tenham oportunidades de trabalho e estejam preparados para iniciarem a carreira profissional", disse Alini Dal'Magro, CEO do Instituto Proa.

Os jovens que concluírem o curso receberão a certificação do Instituto Proa.