RJ: Ensino híbrido retorna em escolas estaduais de 41 municípios
O governo do Rio anunciou o retorno do ensino híbrido (presencial e remoto) nas escolas estaduais de 41 municípios a partir de hoje. Além da capital, com 259 unidades escolares autorizadas, cidades como Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Cabo Frio (veja a lista completa abaixo) também têm autorização para a retomada até a próxima sexta-feira (18).
A escolha de voltar parcialmente às aulas presenciais é dos responsáveis dos alunos, que podem optar pelo ensino totalmente on-line se preferirem. Cabe a direção de cada centro de educação estipular um cronograma que obedeça às medidas sanitárias e contemple o número de docentes disponíveis.
O funcionamento das escolas poderá ser afetado de acordo com a situação da covid-19 no estado. No ensino fundamental, a lotação máxima permitida em casos de bandeira laranja é 50%. Se a bandeira estiver amarela, é permitido funcionamento de até 75% da capacidade de atendimento.
Em momentos de bandeira verde, a escola poderá operar com 100% da capacidade. Já no ensino médio, a orientação é que em bandeira laranja a lotação máxima seja de 40%. Em bandeira amarela, a ocupação deve ser 60% e, em bandeira verde, a capacidade pode chegar a 100%.
Se as bandeiras roxa e vermelha forem acionadas no Rio de Janeiro, as escolas irão funcionar apenas para distribuir material pedagógico e kit alimentação, com aulas estritamente remotas.
As escolas das demais 51 cidades permanecerão com ensino exclusivamente remoto e funcionarão apenas para atividades administrativas.
As instituições de ensino particulares devem seguir o estipulado para o município onde estão. Segundo o governo fluminense, a decisão foi feita para respeitar os decretos municipais e recomendações locais que visem frear o contágio do coronavírus.
Veja quais são as cidades que devem retomar o ensino híbrido a partir de hoje:
- Rio de Janeiro
- Niterói
- Araruama
- Areal
- Armação de Búzios
- Arraial do Cabo
- Barra Mansa
- Belford Roxo
- Cabo Frio
- Carmo
- Comendador Levy Gasparian
- Engenheiro Paulo de Frontin
- Guapimirim
- Itaboraí
- Itaguaí
- Japeri
- Macaé
- Magé
- Mangaratiba
- Maricá
- Mendes
- Nova Friburgo
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Paraíba do Sul
- Petrópolis
- Pinheiral
- Porciúncula
- Porto Real
- Quissamã
- Resende
- Rio Bonito
- Rio das Ostras
- Santa Maria Madalena
- São Gonçalo
- São João de Meriti
- Saquarema
- Tanguá
- Três Rios
- Vassouras
- Volta Redonda
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.