Topo

ITA 2022: Terminam hoje inscrições para o vestibular

ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), com sede em São José dos Campos (SP) - Divulgação
ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), com sede em São José dos Campos (SP) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 04h00Atualizada em 23/11/2021 17h31

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São Paulo, termina hoje (15) o prazo de inscrições para o vestibular de 2022. A taxa é de R$ 170. É considerado um dos mais difíceis testes do Brasil.

Podem se inscrever candidatos nascidos no Brasil e que já completaram ou completarão o ensino médio neste ano. Além disso, os interessados não podem ter completado 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2022.

A lista de beneficiados com a isenção foi divulgada no dia 30 de junho (http://www.vestibular.ita.br/isencao/2022_sipti_isentos.htm). Pôde pedir o benefício alunos de família de baixa renda inscritos no CadÚnico e pessoas que são doadoras de medula óssea.

As provas começam em novembro e têm três etapas classificatórias e eliminatórias.

Veja as datas:

1ª Fase (2 de novembro)

  • 15 questões objetivas de matemática
  • 15 questões objetivas de física
  • 15 questões objetivas de química
  • 15 questões objetivas de português
  • 10 questões objetivas de inglês

2ª Fase (24 e 25 de novembro)

  • 1º dia: 10 questões dissertativas de matemática e 10 questões dissertativas de química
  • 2º dia: 10 questões dissertativas de física e redação

Obras literárias

  • Afonso Henriques de Lima Barreto. Numa e a ninfa. Prefácio de João Ribeiro. Apresentação e notas de Antonio Arnoni Prado. 1ª ed. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2017.
  • Carlos Drummond de Andrade. Antologia Poética. Organizada pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
  • Lygia Fagundes Telles. Seminário dos ratos: contos. Posfácio de José Castello. Nova edição revista pela autora. 6a reimpressão 2020. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Locais de aplicação de prova

As provas do ITA são aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Oferta de vagas

A oferta do ITA é de 150 vagas neste vestibular. Das oportunidades, 120 são destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis (reserva) e 30 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (ativa).

Nas duas formas de graduação o ITA reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

As vagas do ITA são para os cursos de engenharia na sua sede, em São José dos Campos, nas especialidades aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos.

Resultado sai em dezembro

No dia 23 de dezembro, o ITA deve divulgar o resultado. Os candidatos aprovados deverão se apresentar na sede, em São José dos Campos, em janeiro de 2022, para a inspeção de saúde e matrícula.

Mais informações no site oficial http://www.vestibular.ita.br/ e no edital: http://www.vestibular.ita.br/instrucoes/edital_2022.pdf.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Em uma versão anterior deste texto, era informado que a segunda fase do vestibular ocorreria em 24 e 25 de dezembro. As datas corretas são 24 e 25 de novembro. A informação foi corrigida.