Topo

Esse conteúdo é antigo

Senado vai fazer audiência sobre Inep após demissões de servidores

Os senadores pretendem convidar o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, para prestar explicações sobre o tema - Getty Images
Os senadores pretendem convidar o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, para prestar explicações sobre o tema Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 18h52

A Comissão Senado do Futuro aprovou hoje (11) a realização de uma audiência pública para analisar os recentes pedidos de demissão de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O pedido partiu do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Os senadores pretendem convidar o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, para explicar a questão. Izalci Lucas propôs também que o deputado federal Israel Batista (PV-DF), presidente da frente parlamentar mista de Educação, e Alexandre Retamal, presidente da Assinep (Associação de Servidores do Inep), sejam ouvidos.

Para Izalci Lucas, a audiência se faz necessária diante das alegações dos funcionários que pediram demissão de que a gestão do Inep é ruim e frágil. Em seu requerimento, o senador também mencionou a proximidade da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro.

Na última segunda-feira (8), 35 funcionários do Inep pediram exoneração de seus cargos no órgão. Os pedidos aconteceram de forma coletiva e como uma medida para pressionar a saída do atual presidente do órgão, Danilo Dupas.

Ontem, Dupas foi à Câmara prestar explicações sobre as demissões na Comissão de Educação da Casa. Ele se limitou a dizer que o pedido de exoneração dos servidores aconteceu por uma "questão interna", mas não deu detalhes sobre esse problema.