Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem 2021: Começar por redação e usar palavras-chaves são dicas para ir bem

Colaboração para o UOL

19/11/2021 20h11

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será dedicado à redação — uma das partes mais temidas pelos candidatos que fazem a prova. Com mais de 3 milhões de inscritos, o exame será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro.

Em entrevista ao UOL News, a professora de português Natalia Ruela, do Colégio Santa Maria, deu algumas dicas para que os estudantes se preparem e consigam desenvolver um bom texto e garantir boa pontuação no Enem. Veja abaixo.

Começar pela redação

Natalia explica que a quantidade de horas do Enem a torna uma prova cansativa, por isso, começar o primeiro dia direto com a redação pode ser vantajoso.

"Isso faz com que o candidato esteja descansado, com as ideias frescas na cabeça e isso pode fazer com que ele tenha um desempenho melhor", disse.

Usar palavras-chaves para não fugir do tema

Uma dica da professora de português é para os alunos evitarem divagar muito sobre o tema proposto na redação. "Tem que tomar cuidado para não fugir do tema e uma dica para isso é usar as palavras-chaves da introdução do texto", aconselhou.

"Vale também usar outras áreas do conhecimento na redação porque isso, principalmente no Enem, é muito valorizado — literatura, filosofia, sociologia, história, química, biologia e tudo o mais."

Fazer intervenção completa

Uma das exigências para a redação do Enem é apresentar uma proposta de intervenção para a situação apresentada no tema. "No Enem, tem que tentar fazer proposta de intervenção realmente completa, que evidencia agentes, ações, os meios e as finalidades", disse Natalia Ruela.

"Para que exista uma proposta de intervenção, se deve falar quem vai fazer o que e como."

Chegar cedo para evitar ansiedade

O Enem 2021 será realizado em dois domingos — 21 e 28 de novembro. Tradicionalmente, locais de provas apresentam trânsito nas proximidades no dia e o transporte público fica mais movimentado. Por isso, evitar sair correndo de casa é importante, reforça a professora.

"Chegar cedo é fundamental porque já tem muitos fatores de ansiedade, principalmente na edição 2021 do Enem. O atraso não vai contribuir em nada para tranquilidade e sossego necessários para o aluno", disse.

"Além disso, não esquecer os documentos e a caneta preta de tubo transparente. E também importante é que o foco seja a prova, não fatores externos."