Topo

Tema da redação da Fuvest 2022 é 'As diferentes faces do riso'

17.jan.2022 - Candidatos fazem a prova de português e redação da segunda fase da Fuvest 2022 em sala na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/01/2022 15h37Atualizada em 16/01/2022 20h36

O tema da redação da Fuvest 2022 é "As diferentes faces do riso". Os candidatos que disputam o acesso à USP (Universidade de São Paulo) fazem hoje (16) o primeiro dia de provas da segunda fase, passando pelos testes de português e redação. Amanhã (17), é a vez das provas das disciplinas específicas. O UOL corrige as provas em parceria com o Objetivo (veja aqui a correção).

Segundo a Fuvest, os candidatos deveriam "explorar os aspectos distintos do riso, que podem ser entendidos como característica universal do ser humano, crítica política, enquadramento social e, inclusive, como forma de resistência, dentre outras possíveis abordagens que sejam pertinentes ao tema." Cinco textos de apoio foram fornecidos para os candidatos.

Para Maria Aparecida Custódio, professora de Redação do Objetivo, o tema "As diferentes faces do riso" foi surpreendente e deve ter assustado os candidatos num primeiro momento. "Mas, após a leitura da coletânea, com certeza o candidato contou com algum subsídio para produzir o próprio texto", disse ela.

Se trata de um tema universal. Poderia falar do riso em qualquer parte do mundo. É um tema atemporal, que ajuda o candidato a identificar essa manifestação em todas as épocas. O riso se manifesta em situações de alegria e tristeza, sarcasmo, frustração. Tem o riso nervoso, mas tem o riso representando também uma forma de terapia."
Maria Aparecida Custódio, professora de Redação do Objetivo

Segundo a professora, os candidatos podem ter explorado essas diferentes faces, recorrendo não só à coletânea de texto, mas ao próprio repertório sociocultural. "Não acredito que o candidato vá encontrar dificuldades no desenvolvimento desse tema", disse Maria Aparecida.

Prova teve abstenção de 7%

A Fuvest informou que 2.177 candidatos faltaram à prova de hoje, 7% em relação aos 30 mil convocados para a segunda etapa do exame.

No total, 8.211 vagas da USP são oferecidas via Fuvest. A universidade também vai ofertar outras 2.936 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa a nota obtida pelo aluno no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Hoje, no primeiro dia de prova, os alunos precisam responder a dez questões dissertativas de língua portuguesa e produzir uma redação, que exige texto dissertativo-argumentativo assim como no Enem. Amanhã (17), os participantes devem solucionar 12 perguntas de disciplinas ligadas ao curso escolhido.

"Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma", informa o vestibular.

As provas valem um total de cem pontos e têm duração de até quatro horas. Durante a prova haverá reconhecimento facial dos participantes. "Será utilizado detector de metais para ingresso nas salas de prova, com o objetivo de garantir a segurança dos candidatos e lisura do exame", afirma a Fuvest.

Próximas datas da Fuvest 2022

Dos dias 19 a 22 de janeiro, candidatos dos cursos como música, artes visuais e cênicas, devem fazer ainda uma prova obrigatória de habilidades específicas. As demais datas são:

  • 11 de fevereiro: divulgação da primeira lista de aprovados
  • 14 a 16 de fevereiro: matrícula virtual para primeiros aprovados
  • 18 de fevereiro: divulgação dos resultados dos treineiros
  • 25 de fevereiro: divulgação da segunda lista de aprovados
  • 28 de fevereiro a 1º de março: matrícula virtual para segunda lista
Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma primeira versão do texto dizia que o tema da redação da Fuvest 2022 era "As diferentes fases do riso", mas o correto é "As diferentes faces do riso". O erro também apareceu na home page do UOL. A correção já foi feita no texto e na home page.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tema da redação da Fuvest 2022 é 'As diferentes faces do riso' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação