Topo

Revalida 2022: 2ª etapa da prova da 1ª edição é aplicada hoje e amanhã

FG Trade/Istock
Imagem: FG Trade/Istock

Do UOL, em São Paulo

25/06/2022 04h00

A prova de habilidades clínicas será aplicada hoje e amanhã no Revalida 2022 (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira).

Para participar, é necessário ter sido aprovado na primeira etapa, que contemplou as provas objetiva e discursiva. Os resultados foram divulgados no dia 11 de maio. Os aprovados na prova teórica que reprovaram na parte prática das edições de 2020 ou 2021 também podem se inscrever diretamente nesta etapa e dar sequência ao exame.

Nesta parte do exame, os médicos devem realizar tarefas específicas como investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Os participantes estão divididos em dois períodos em cada um dos dias, às 12h e às 16h. Os portões se abrem uma hora antes de cada um dos horários. Não é permitido entrar após o início da aplicação. Os locais de prova e horários de cada participante estão no Sistema Revalida.

O Revalida é destinado a pessoas que se formaram em medicina fora do Brasil, mas desejam exercer a profissão em âmbito nacional. Brasileiros e estrangeiros que residem legalmente no país e possuem CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) podem fazer o exame.

O objetivo é verificar se o médico possui os conhecimentos e habilidades requeridos para o exercício da profissão adequado aos princípios e necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde).