Topo

Correspondente reclama de escola que libera aluno na Copa, mas é criticada

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Qatar - Mustafa Yalcin/Anadolu Agency via Getty Images
Cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Mustafa Yalcin/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 20h53

A correspondente do jornal "The Wall Street Journal" Samantha Pearson reclamou nas redes sociais da escola de seu filho no Brasil que, segundo ela, decidiu liberar os estudantes até duas horas antes de jogos da Seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar. Na mensagem, a profissional diz ainda que, por isso, irá torcer pela eliminação da equipe do Tite.

"A escola do meu filho aqui no Brasil está mandando os alunos para casa duas horas antes de cada jogo do Brasil na Copa do Mundo para que o pessoal possa assistir às partidas. Agora estarei torcendo por uma eliminação rápida da Seleção", escreveu Samantha.

A jornalista —que é britânica, mas vive no Brasil desde 2010— recebeu uma enxurrada de críticas.

"Mulher, vocês pararam duas semanas pra ver um caixão...", disse uma internauta, referindo-se à Rainha Elizabeth II, que morreu no dia 8 de setembro.

"A escola do meu filho aqui em NY está mandando os alunos para casa duas horas antes desta quarta-feira porque quinta-feira é dia de Ação de Graças. Eu entendo porque isso é uma tradição nos EUA e eu respeito isso como imigrante", respondeu o também jornalista Guga Chacra.

"Você já pensou que postar algo assim é culturalmente desrespeitoso? Eu estou querendo saber se você está chateada por ter que passar mais tempo com seu próprio filho... Sinceramente, se for esse o caso, não é culpa da Copa do Mundo", questionou uma terceira internauta.

Após as críticas, Samantha publicou uma nova mensagem.

"Então, eu recebi mais ameaças e xingamentos depois dessa mensagem do que quando critiquei o Lula nas eleições... prova de que a) sim, o Brasil ainda é louco por futebol e b) não, o Twitter ainda não tem senso de humor."

Escolas públicas e particulares de São Paulo vão dispensar os alunos mais cedo nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, conforme reportagem da Folha de S.Paulo. A equipe de Tite joga na próxima quinta (24), às 16 h (horário de Brasília).

Algumas escolas particulares decidiram que vão manter equipes de professores de plantão caso os pais não possam buscar os filhos antes das partidas. Nessas unidades, está prevista a transmissão dos jogos para os alunos.

O ministério da Economia publicou uma portaria na qual libera órgãos da administração pública federal com expediente menor para servidores em dias de jogos do Brasil na Copa. A portaria foi assinada pelo ministro Paulo Guedes.

Ela estabelece orientações facultativas — ou seja, não obrigatórias — para "órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional", com a abrangência de servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

As sugestões são as seguintes, com base no horário de Brasília:

  • Não ter expediente nos dias de jogos às 12 h;
  • Encerrar o expediente às 11h nos dias de jogos às 13 h;
  • Encerrar o expediente às 14h nos dias de jogos às 16 h