Topo

CNPq sofre tentativa de invasão; governo investiga 'comportamento atípico'

Sede do CNPq - Marcelo Gondim e Carlos Cruz/Divulgação CNPq
Sede do CNPq Imagem: Marcelo Gondim e Carlos Cruz/Divulgação CNPq

Colaboração para o UOL, em Salvador

02/02/2023 20h18Atualizada em 02/02/2023 20h18

A tentativa de acesso aos serviços do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, ocorreu na manhã de ontem.

Por meio de nota enviada ao UOL, a assessoria de comunicação da entidade afirmou que "autoridades governamentais competentes" foram acionadas e já estão atuando para identificar a origem e responsáveis pela tentativa de invasão.

O CNPq identificou, na manhã dessa quarta-feira, 01/02, um comportamento atípico na tentativa de acesso aos seus serviços web. Por medida de precaução, os serviços foram imediatamente retirados do ar. Assim que o tráfego foi normalizado, o acesso aos serviços foi reestabelecido Esclarecimento do CNPq

O órgão garante que não houve comprometimento da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) ou dos dados mantidos pela entidade.

Apagão em 2021

Em junho de 2021, o CNPq sofreu um "apagão" no sistema e deixou cientistas brasileiros desesperados. Diversos relatos falavam em dificuldade para acessar o currículo Lattes e diversos sistemas de informática do órgão.

A entidade está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Só no mês seguinte os sistemas ligados ao órgão começaram a ser retomados.