Padre que desobedeceu a lei e se apaixonou: quem foi São Valentim?

Países da América do Norte, Europa e Ásia celebram, no dia 14 de fevereiro, o "Valentine's Day", ou Dia de São Valentim. A data comemora o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados.

Quem foi São Valentim?

Existem algumas explicações para a origem da data. No entanto, a mais conhecida é a de que São Valentim era um padre de Roma, na Itália, que foi condenado à pena de morte no século 3.

De acordo com a história, o imperador Claudio 2º baniu os casamentos naquele século por crer que homens casados eram soldados piores — devido à responsabilidade familiar. Valentim, no entanto, teria defendido que o casamento fazia parte dos planos de Deus.

Sendo assim, o padre desobedeceu a lei e passou a celebrar cerimônias em segredo. Claudio 2º descobriu, Valentim foi preso e sentenciado à morte no ano 269.

Enquanto estava preso, porém, o padre se apaixonou. No dia do cumprimento da sua sentença, enviou uma carta de amor à mulher assinando: "do seu Valentim".

Valentim foi martirizado e seu corpo foi enterrado na Via Flaminia em 14 de fevereiro, o que deu origem ao seu dia. Relíquias do santo foram mantidas na Igreja e Catacumbas de São Valentino, em Roma, e depois transferidas para a Igreja de Santa Prassede durante o pontificado de Nicolau 6º. Seu crânio, coroado com flores, é exibido na Basílica de Santa Maria em Cosmedin, também em Roma.

Relíquia de São Valentim na igreja de Santa Maria em Cosmedin, Roma
Relíquia de São Valentim na igreja de Santa Maria em Cosmedin, Roma Imagem: Dnalor 01/Wikimedia Commons

A data passou a ser comemorada somente dois séculos depois do ocorrido, no século 5. À época, o papa Gelásio implementou o Dia de São Valentim, classificando-o como o símbolo dos namorados — e afastando a ideia de uma celebração pagã.

Os outros personagens que também disputam o título de São Valentim são um bispo de uma cidade italiana chamada Terni e um mártir do norte da África. Não se sabe muita coisa sobre ambas as figuras.

Continua após a publicidade

Oração de São Valentim

São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus! Amém!

*Texto publicado originalmente em 14/02/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.