Topo

Estudantes e funcionários fazem 'trancaço' na USP

09/06/2016 08h28

Um grupo de estudantes e funcionários da USP (Universidade de São Paulo) bloqueia na manhã desta quinta-feira (9) todos os portões de acesso à Cidade Universitária, na zona oeste da capital. A universidade conseguiu na Justiça uma liminar para proibir o "trancaço" em seus campi. A decisão judicial estabeleceu multa diária de R$ 10 mil para o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) e o Diretório Central dos Estudantes Livres (DCE-USP).

Contrariando a decisão judicial, o grupo manteve o "trancaço" que havia sido deliberado em assembleia. Na manhã desta quinta, um grupo carregava uma faixa com a frase "Nossos empregos e salários, nossa saúde e educação: defenderemos com luta" em frente ao portão 3, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Os portões 1 e 2, nas avenidas Afrânio Peixoto e Escola Politécnica, respectivamente, também estão bloqueados. O ato teve início às 5h.

Estudantes e funcionários exigem que o reitor da Universidade, Marco Antonio Zago, negocie a adoção de cotas raciais e sociais na instituição e o fim do corte de pontos de funcionários em greve, que atinge hoje 80% dos cursos.

Até as 7h, o ato seguia pacífico. A PM acompanha a manifestação, mas ainda não calcula o número de pessoas no local.