UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > PLANOS DE AULA

REFORMA ORTOGRÁFICA: Português

Nova ortografia - Grafia e acentuação

Inez Sautchuk*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Ponto de partida

Para incorporar as alterações do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, é necessário que o aluno já saiba as regras anteriores (veja Acentuação gráfica).

Essa incorporação será realizada utilizando-se material escrito, de preferência nos gêneros da vivência do aluno.

Objetivos

1. Atualização em relação ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Reflexão sobre o fato de que a língua é algo vivo e que mudanças já ocorreram e ocorrem, sem que, entretanto, isso faça com que ela perca sua identidade.

2. Demonstração de que não foi a língua portuguesa que mudou: o que ocorreu basicamente foram alterações de natureza gráfica.

3. Demonstração de que a língua portuguesa só se alteraria de fato se acontecessem modificações de natureza mórfica e/ou sintática, isto é, se houvesse, por exemplo, mudança na estrutura dos radicais, dos afixos e na maneira de flexionar as palavras ou se houvesse diferença nos arranjos sintáticos de construção de frases.

Estratégias

1. Use material da mídia escrita em geral (bons jornais e revistas, sites de jornalismo etc.) e conduza o aluno na comparação do que existia na grafia ou na acentuação de algumas palavras com o que passou a existir.

2. Mostre especificamente a que a reforma se restringiu, antes de o aluno partir para as atividades de descoberta e de fixação das mudanças. Deverão ser salientados os pontos em que a reforma atuou, ou seja, na acentuação das palavras paroxítonas, no acento diferencial, no uso do trema e na incorporação oficial das letras K, W e Y ao alfabeto da língua. Essa apresentação facilitará o aluno na observação do que já está em vigor. Entretanto, esse pré-direcionamento pode ou não ser realizado, dependendo do nível da turma.

Atividade

1. Estimule o aluno a lembrar palavras que já eram grafadas com as letras K, W e Y, independente de elas só agora fazerem oficialmente parte do alfabeto.

2. Peça que lembrem palavras que eram grafadas com trema, misturadas com outras que não eram. Coloque-as à vista da turma e, como num passe de mágica, retire o trema de todas as palavras: ele desapareceu da língua portuguesa.
Atenção: alerte que não houve alteração na pronúncia e cite as poucas palavras em que o trema permanece.

3. Use trechos ou frases da mídia escrita com palavras que o aluno perceba que estão grafadas diferentemente.
Obs.: o material pode ser trazido pelos alunos ou entregue já pré-selecionado pelo professor.

4. Comente em que tipo de palavras as alterações ocorreram. Conduza a observação para as palavras paroxítonas e para as que tinham o acento diferencial.
Atenção: Alerte para os dois únicos casos em que o acento diferencial permaneceu.

5. Demonstre que, com ou sem as alterações feitas pelo acordo, o contexto escrito não se altera e muito menos a própria língua.

6. Use um pequeno texto sem as alterações previstas pelo acordo e peça que se façam as devidas correções pós-acordo: o aluno "trabalha" como se fosse revisor de um jornal ou de uma editora.
Obs.: a atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.

Veja também


  • Plano de aula para o ensino médio: Hífen
  • Plano de aula para o fundamental: Uso do hífen 1
  • Plano de aula para o fundamental: Uso do hífen 2
  • Plano de aula para o fundamental - Acentuação 1
  • Plano de aula para o fundamental - Acentuação 2
  • Especial Reforma Ortográfica



  • *Inez Sautchuk é doutora em Letras pela USP, professora universitária aposentada, autora de livros sobre produção de texto e morfossintaxe
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Inglês com a BBC Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host