Exercícios sobre conceitos clássicos de genética
Autor Cristina Faganeli Braun Seixas
Objetivos
- Reconhecer os diferentes conceitos de genética.
- Estimular a resolução de desafios e a busca de soluções.
Comentários
A genética é uma disciplina que requer atenção, entendimento e realização de exercícios para sistematizar a aprendizagem, ou seja, exercícios que exijam leitura, interpretação do enunciado e realização de cálculos matemáticos.
Apesar da ampla discussão que ocorre nos meios de comunicação sobre os novos rumos da genética - temas como "clonagem", "alimentos transgênicos" e "engenharia genética" tornaram-se comuns nos jornais e programas de tevê ou rádio -, faz-se necessário assegurar o conhecimento dos conceitos clássicos e mendelianos.
Estratégias
1) O professor deve entregar a lista de exercícios para todos os alunos (ver abaixo).
2) Os alunos devem formar duplas, pois é importante a troca de informações durante a resolução dos exercícios.
3) Os alunos devem responder os exercícios no caderno, podendo utilizar o livro ou suas próprias anotações como fonte de consulta.
4) Seria bom que o professor circulasse pela sala, esclarecendo dúvidas.
5) Para a correção, o professor pode solicitar que, um a um, os exercícios sejam resolvidos na lousa pelos próprios alunos. Nesse momento, o professor observa os possíveis equívocos e realiza as intervenções necessárias.
Dica
O professor deve formar as duplas utilizando algum tipo de sorteio.
Exercícios sobre genética
01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.
02- (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.
03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.
04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.
a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?
05- (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?
06- (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?
07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?
08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?
09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?
10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?
11- (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:
a) hereditários
b) dominantes
c) genotípicos
d) adquiridos
e) recessivos
12- (PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
a) número de cromossomos
b) forma dos cromossomos
c) tamanho dos cromossomos
d) todas alternativas anteriores
e) nda
13- (UNESP) Em organismos diplóides sexuados, cada par de cromossomos é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozóides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/8
d) 1/16
e) 1/32
14- (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:
a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.
15- (UFSCAR) O que é fenótipo?
a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o conjunto de características de um indivíduo
e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo
16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a relação genes-cromossomos
b) a existência de cromossomos no núcleo celular
c) o processo de reprodução dos vegetais
d) a natureza química dos genes
e) o processo da meiose
17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:
a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes
b) alelos, recessivos, alelos, homólogos
c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos
d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos
e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes
18- (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:
a) hemizigoto
b) heterozigoto
c) heterogamético
d) homozigoto
e) haplóide
19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
Cruzamento | Resultado |
I x aa | 100% púrpura |
II x aa | 50% púrpura; 50% amarelo |
III x aa | 100% amarelo |
IV x Aa | 75% púrpura; 25% amarelo |
20- (Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?
a) 150; 300
b) 150; 450
c) 300; 300
d) 150; 150
e) 450; 150
21- (CESESP-PE) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração F1 dará flores de coloração rósea. Intercruzando-se elementos dessa geração, na geração F2 aparecerão flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode concluir que se trata de um caso de:
a) polimeria
b) interação gênica
c) pleiotropia
d) recessividade
e) co-dominância
22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausência de dominância, obtêm-se em F1 100% de indivíduos azuis. Do cruzamento dos indivíduos de F1, obtêm-se em F2 a seguinte relação fenotípica:
a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco
b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco
c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos
d) 25% brancos e 75% pretos
e) 25% brancos e 75% azuis
Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I e IV
e) III e IV
23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantêm uma distância de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do genótipo MN/mn?
24- (UMC-SP) Um indivíduo de genótipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn
Pergunta-se:
a) Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?
b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem?
c) Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?
d) Qual é a distância dos loci m e n no mapa gênico?
25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, é cruzado com outro que é homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:
- não ocorreu permuta entre os genes A e C
- ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D
- ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D
a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a seqüência mais provável desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A.
b) Justifique sua resposta.
Gabarito
01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.
Homozigoto é um indivíduo que apresenta dois alelos idênticos de um gene. Exemplo AA para olhos escuros e AA para olhos claros.
Heterozigoto è um indivíduo que apresenta dois alelos diferentes, por exemplo, Aa para cor de olhos.
02- (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.
É o cruzamento genético entre indivíduos da geração parental (P1) e a primeira geração da descendência (F1) com a finalidade de identificar alelos recessivos que se não manifestam. Um organismo que só apresenta características dominantes pode ser homozigótico e possuir alelos dominantes, ou heterozigótico, possuindo um alelo dominante e outro recessivo. Para determinar qual é o caso, cruzam-se um organismo com outro que apresenta características recessivas. Se toda a descendência apresenta características dominantes, o organismo é homozigótico para o carácter dominante. Se cinquenta por cento da descendência apresenta o carácter recessivo, o indivíduo é heterozigótico.
03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.
Deverá fazer cruzamento com outro animal homozigoto recessivo e analisar o resultado, pois se o animal em questão for homozigoto, nascerão todos com a característica dominante e heterozigoto, entretanto se for heterozigoto, nascerão 50% de homozigoto recessivo e 50% de heterozigoto.
04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.
Pois ao realizar a autofecundação de uma planta heterozigota (Aa X Aa), se obterá 25% de AA, 50% de Aa e 25% de AA.
a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
50% de ser heterozigoto.
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?
50% de ser homozigoto (25% de ser homozigoto dominante e 25% de ser homozigoto recessivo)
05- (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?
Cruzando-se animais de pêlo preto homozigoto (MM) com animais de pêlo marrom homozigoto (mm), obtém em F1 100% de Mm.
Os animais de F1 foram retrocruzados com animais de pêlo marrom ( Mm X mm) e nasceram 192 filhotes. Espera-se que tenha 96 descendentes do pêlo marrom.
06- (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?
Esse casal terá 25% de ter um filho de visão e pigmentação normal.
Mãe (MmAa) pai (mmaa), obtendo-se MmAa, Mmaa, mmAa, mmaa.
07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?
Que o gato preto (A) é heterozigoto, a gata (C) também é heterozigota e a gata (B) é homozigota, pois no caso do gato A com a gata C obteve-se 2 filhotes recessivos para a característica, portanto os pais são heterozigotos.Com a gata B a progênie foi 100% para a característica dominante, concluindo que a gata B é heterozigota.
08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?
Esse casal terá 50% de chance de ter uma menina (1/2) e para essa ser sensível ao PTC a chance será 75%(3/4), pois ao cruzar a informação de sensibilidade para o PTC do casal que é heterozigótico ( Pp XPp), chegará a probabilidade citada anteriormente.
Portanto, 3/4x1/2 = 3/8
09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?
O genótipo do casal é: Homem (Ppcc) X PpCc (mulher), pois se o casal tem filhos canhotos e a mãe é destra, logo a mãe deve ser heterozigótica para essa característica. Já em relação a sensibilidade ao PTC, o casal é sensível, mas como nasceram filhos sensíveis e insensíveis , ambos são heterozigóticos.
10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?
A possibilidade de ser ter um filho é de 50% (1/2), para que esse tenha visão e dentes normais a probabilidade é de 25%, pois seu pai tem o genótipo (DdMm) e sua mãe (ddmm).
Portanto, ½ x ¼= 1/8
11- (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima se refere aos caracteres:
a) hereditários
b) dominantes
c) genotípicos
d) adquiridos
e) recessivos
O enunciado fala de modificações produzidas e que não afetam os gametas, portanto adquiridas
12- (PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
a) número de cromossomos
b) forma dos cromossomos
c) tamanho dos cromossomos
d) todas alternativas anteriores
e) nda
Cariótipo = conjunto de cromossomos da espécie
13- (UNESP) Em organismos diplóides sexuados, cada par de cromossomos é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozóides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/8
d) 1/16
e) 1/32
A probabilidade de herdar um gene de origem materna é 1/2, portanto se são 4 genes significa que será 1/2*1/2*1/2*1/2 = 1/16
14- (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:
a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.
R= Cada caráter é formado por um par de genes, que se SEPARA na formação dos gametas
15- (UFSCAR) O que é fenótipo?
a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o conjunto de características de um indivíduo
e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo
A definição de fenótipo é: manifestação do genótipo no ambiente, portanto a manifestação das características externas.
16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a relação genes-cromossomos
b) a existência de cromossomos no núcleo celular
c) o processo de reprodução dos vegetais
d) a natureza química dos genes
e) o processo da meiose
Mendel conhecia apenas o mecanismo de reprodução dos vegetais, os outros conhecimentos surgiram posteriormente e são atribuídos a diversos cientistas.
17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:
a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes
b) alelos, recessivos, alelos, homólogos
c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos
d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos
e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes
A questão faz referência a homólogos (um par),determina a posição lócus (alelos), carga genética semelhante, no caso de albinismo recessivos e a pigmentação normal, obrigatoriamente dominante.
18- (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:
a) hemizigoto
b) heterozigoto
c) heterogamético
d) homozigoto
e) haplóide
A questão faz referência a um par de cromossomos iguais, numa mesma posição, portanto homozigoto.
19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
Cruzamento | Resultado |
I x aa | 100% púrpura |
II x aa | 50% púrpura; 50% amarelo |
III x aa | 100% amarelo |
IV x Aa | 75% púrpura; 25% amarelo |
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Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I e IV
e) III e IV
No cruzamento II, para se obter a progênie com 50% púrpura e 50% amarelo, obrigatoriamente o progenitor II deverá ser heterozigoto, e no cruzamento IV, para se obter a progênie 75% púrpura e 25% amarela, o progenitor IV deverá ser heterozigoto.
O progenitor I é homozigoto dominante, o progenitor III é homozigoto recessivo.
20- (Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?
a) 150; 300
b) 150; 450
c) 300; 300
d) 150; 150
e) 450; 150
A informação do texto diz que as plantas são heterozigotas para albinismo, portanto são Aa, são autofecundadas (Aa X Aa), resultará numa progênie com 25% AA, 50% Aa e 25% AA.
50% apresentarão a característica parental ½ X600 = 300
25% apresentarão a característica albina 1/4X600 = 150
21- (CESESP-PE) A Mirabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração F1 dará flores de coloração rósea. Intercruzando-se elementos dessa geração, na geração F2 aparecerão flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode concluir que se trata de um caso de:
a) polimeria
b) interação gênica
c) pleiotropia
d) recessividade
e) co-dominância
Codominância é um tipo de interação entre alelos de um gene onde não existe relação de dominância, o indivíduo heterozigoto que apresenta dois genes funcionais, produz os dois fenótipo, isto é, ambos os alelos do gene em um indivíduo diplóide se expressam. No caso acima flores brancas X flores brancas apresentam uma progênie 100% com flores brancas, flores vermelhas X flores vermelhas apresentam uma progênie 100% flores vermelhas; no entanto flores brancas X flores vermelhas apresentam 100% flores rosas = uma característica intermediária. E se as flores rosas foram retrocruzadas, originarão 25% flores brancas, 50% flores rosa e 25% flores vermelhas.
22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausência de dominância, obtêm-se em F1 100% de indivíduos azuis. Do cruzamento dos indivíduos de F1, obtêm-se em F2 a seguinte relação fenotípica:
a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco
b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco
c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos
d) 25% brancos e 75% pretos
e) 25% brancos e 75% azuis
É um caso de co-dominância semelhante ao exercício anterior.
23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantêm uma distância de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do genótipo MN/mn?
MN – 43%
Mn – 7%
mN – 7%
mn – 43%
Quando dois ou mais pares de genes alelos se localizam em um mesmo par de cromossomos, dizemos que eles apresentam ligação gênica ou linkage. Em função de um fenômeno natural, pode acontecer na prófase da primeira divisão da meiose uma troca de fragmentos entre cromossomos homólogos, denominado permutação gênica (crossing-over).
24- (UMC-SP) Um indivíduo de genótipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn
Pergunta-se:
a) Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?
O duplo-heterozigoto que tem os dois genes dominantes no mesmo cromossomo e os dois recessivos no outro (AB/ab) é chamado de heterozigoto "cis". O duplo-heterozigoto cujos genes dominantes estão em cromossomos diferentes do par de homólogos (Ab/aB) é o heterozigoto "trans".
b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem?
MN – 4%
Mn – 46%
mN – 46%
mn – 4%
c) Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?
Parentais Mn e Mn
Recombinantes MN e mn
d) Qual é a distância dos loci m e n no mapa gênico?
8% ou 8 morganídeos (4% + 4%)
25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, é cruzado com outro que é homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:
- não ocorreu permuta entre os genes A e C
- ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D
- ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D
a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a seqüência mais provável desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A?
ACBD
b) Justifique sua resposta.
Como não ocorreu permuta entre A e C, estão numa mesma posição. O gen D apresentou maior permuta em relação a A, portanto será o mais distante. O gen B apresentou menor permuta em relação a A, portanto encontra-se entre A e D
Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).