Topo

Ensino médio

Artes - Construção do imaginário

Valéria Peixoto de Alencar

Construção do imaginário

Objetivo

Perceber a arte como forma de expressão de valores.

Comentário

As imagens também constroem a história de um povo e carregam consigo valores de uma época e/ou de um grupo social.

Material

O texto Debret e a construção do imaginário histórico brasileiro, artigos de jornais ou um conto ou crônica literária.

Estratégias

1) Leitura e interpretação do texto.

2) Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.

3) Leitura de um texto que o professor escolher: crônica ou conto. É importante que seja o mesmo conto para todos os alunos.

Atividades

1) Individualmente, os alunos devem produzir uma imagem (desenho, fotografia, escultura ou instalação) que sintetize sua interpretação do texto lido para a turma.

2) Comparar essas interpretações e discutir com a sala os aspectos comuns entre as produções dos alunos, bem como os elementos que chamaram, mais ou menos, a atenção.

Sugestões

Experimente fazer o inverso também. A partir de uma imagem não muito conhecida, pode ser do próprio Debret, fazer com que os alunos escrevam a história que se passa na cena ou a história da pessoa (caso seja um retrato), sem que o professor dê qualquer informação. Ao comparar os textos, os alunos perceberão como, em suas interpretações, estão arraigados valores pessoais e coletivos.

Ensino médio