Topo

Ensino médio

Ciências - Aprendendo a relatar um experimento científico

Maria Silvia Abrão

Aprendendo a relatar um experimento científico

Objetivos

Aprender a realizar um experimento científico;

Aprender a elaborar um relatório de um experimento científico.

Ponto de partida

A partir de uma conversa com os alunos, selecionar um experimento bastante simples para servir como modelo para a elaboração de um relatório científico.

Estratégias

1) Em uma aula expositiva, debater a finalidade de um experimento científico, as normas a serem seguidas e a organização necessária para se chegar a uma conclusão;

2) Esquematizar na lousa as partes integrantes do relatório:

  • Introdução
  • Material e métodos
  • Resultados
  • Conclusão
  • Bibliografia

 

3) Dividir a classe em grupos de três ou quatro alunos para a criação de um relatório. Cada grupo pode redigir uma das partes do relatório e depois toda a classe pode dar acabamento a um documento único.

Sugestão

Pode ser fornecido aos alunos um roteiro para a criação do relatório, como o seguinte:


a) Local e data: necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.

b) Nome dos integrantes do grupo: identificação do pesquisador para possíveis questionamentos.

c) Introdução: pequeno texto indicando quais estudos vêm sendo feitos e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que razões.

d) Material e métodos: descrição e montagem do experimento.

e) Resultados: registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.

f) Conclusão: deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.

Ensino médio