As unidades biológicas





Autor Maria Sílvia Abrão




Ponto de partida

Todas as estruturas materiais são formadas por átomos que, reunidos entre si, formam os grupamentos atômicos. Os grupamentos atômicos, que formam os seres animados, são divididos em seis grupos: açúcar, gordura, proteína, vitamina, sal, mineral e água. Esses nutrientes convenientemente agrupados formam as células. Portanto, todo ser animado é formado por células e podemos dizer que célula é "a menor parte dos seres animados com desenvolvimento autônomo" ou "a menor parte viva dos seres animados" ou de forma clássica "a unidade fundamental dos seres animados".

Objetivos

Conhecer as unidades biológicas;

Classificar e hierarquizar as unidades biológicas.

Estratégias

1) Dividir a classe em grupos de três alunos;

2) Cada grupo deve completar o diagrama abaixo, preenchendo cada degrau com um dos seguintes elementos: aparelhos, átomos, células, grupamentos atômicos, órgãos, tecidos e sistemas. Cada degrau deve mostrar o resultado do conjunto dos elementos apresentados no degrau anterior;

Sugestão

A atividade pode ser executada também na forma de um pódio, com um bloco para cada elemento. Nesse caso, divide-se a classe em grupos de sete alunos. Cada um deles deve representar um elemento e se posicionar em cima do bloco correspondente a esse elemento.

Maria Sílvia Abrão
é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

UOL Cursos Online

Todos os cursos