Topo

Ensino médio

Matemática - A técnica do "vai um"

Carlos Alberto Campagner

A técnica do "vai um"

Ponto de partida

Leitura dos textos: Crianças e números e Senso numérico, do Programa Educar da USP, Campus São Carlos, e Conferindo contas", do site Educação.

Objetivo

Reforçar a idéia de que um número possui o fator da centena, da dezena e da unidade, e que os algoritmos tradicionais utilizam este conceito.

Estratégias

1) Enfatizar que, quando "vai um", na verdade, vai uma dezena, uma centena e assim por diante;

2) Trabalhar com o algoritmo de maneira lenta e gradual, para cimentar o conhecimento, e não mecanizá-lo.

Atividades

1) Usar o algoritmo do "vai um" em voz alta para fixá-lo no subconsciente dos alunos;

2) Utilizar o ábaco como ferramenta para melhorar e agilizar o entedimento do algoritmo.

Sugestões

Lentamente, sugerir a idéia de "vai uma dezena", vai "uma centena" e assim consecutivamente. Nos alicerces do ensino fundamental se apoiam todos os outros. Lembre-se que o seu trabalho é o mais importante de toda a cadeia de ensino.

Ensino médio