Matemática - A técnica do "vai um"
A técnica do "vai um"
Ponto de partida
Leitura dos textos: Crianças e números e Senso numérico, do Programa Educar da USP, Campus São Carlos, e Conferindo contas", do site Educação.
Objetivo
Reforçar a idéia de que um número possui o fator da centena, da dezena e da unidade, e que os algoritmos tradicionais utilizam este conceito.
Estratégias
1) Enfatizar que, quando "vai um", na verdade, vai uma dezena, uma centena e assim por diante;
2) Trabalhar com o algoritmo de maneira lenta e gradual, para cimentar o conhecimento, e não mecanizá-lo.
Atividades
1) Usar o algoritmo do "vai um" em voz alta para fixá-lo no subconsciente dos alunos;
2) Utilizar o ábaco como ferramenta para melhorar e agilizar o entedimento do algoritmo.
Sugestões
Lentamente, sugerir a idéia de "vai uma dezena", vai "uma centena" e assim consecutivamente. Nos alicerces do ensino fundamental se apoiam todos os outros. Lembre-se que o seu trabalho é o mais importante de toda a cadeia de ensino.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.