Matemática - Escalas de medidas
Escalas de medidas
Ponto de partida
A partir do artigo Escala, incrementar a aula com atividades interativas.
Objetivos
Através da utilização da teoria de escalas, reforçar os conceitos com práticas simples em classe.
Estratégias
1) Mostrar que o sistema de medidas não precisa usar necessariamente metros ou polegadas, mas que historicamente foram usados palmos, passos, etc;
2) Mostrar as imprecisões com medidas arbitrárias (diferentes tamanhos de mãos e pés), mas que proporcionam esquemas iguais, somente mudando a escala;
3) Intensificar a necessidade de medidas padrão para melhor universalizar as medidas e escalas.
Atividades
1) Medir, por exemplo, o comprimento e largura da sala com qualquer tipo de medida (palmos, pés, passos, etc.) e depois as carteiras, cadeiras e mesa do professor;
2) Desenhar um mapa esquemático da sala com os equipamentos que dela fazem parte e mostrar as distâncias;
3) Fazer uma nova medição e um novo mapa, agora utilizando o sitema métrico decimal.
Sugestões
Tentar envolver a classe em um esforço de padronização de medidas (seus múltiplos e submúltiplos) e comparar com o sistema americano. Lembrar que, nele, tais divisões provocam imprecisões já no momento das transformações para o sistema métrico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.