Topo

Ensino médio

Matemática - Escalas de medidas

Carlos Alberto Campagner

Escalas de medidas

Ponto de partida

A partir do artigo Escala, incrementar a aula com atividades interativas.

Objetivos

Através da utilização da teoria de escalas, reforçar os conceitos com práticas simples em classe.

Estratégias

1) Mostrar que o sistema de medidas não precisa usar necessariamente metros ou polegadas, mas que historicamente foram usados palmos, passos, etc;

2) Mostrar as imprecisões com medidas arbitrárias (diferentes tamanhos de mãos e pés), mas que proporcionam esquemas iguais, somente mudando a escala;

3) Intensificar a necessidade de medidas padrão para melhor universalizar as medidas e escalas.

Atividades

1) Medir, por exemplo, o comprimento e largura da sala com qualquer tipo de medida (palmos, pés, passos, etc.) e depois as carteiras, cadeiras e mesa do professor;

2) Desenhar um mapa esquemático da sala com os equipamentos que dela fazem parte e mostrar as distâncias;

3) Fazer uma nova medição e um novo mapa, agora utilizando o sitema métrico decimal.

Sugestões

Tentar envolver a classe em um esforço de padronização de medidas (seus múltiplos e submúltiplos) e comparar com o sistema americano. Lembrar que, nele, tais divisões provocam imprecisões já no momento das transformações para o sistema métrico.

Ensino médio