Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Aquecimento global

Cristina Faganeli Braun Seixas

Aquecimento global

Ponto de partida

Leitura do texto Aquecimento global no site Educação.

Objetivos

1) Analisar de forma crítica as causas e as conseqüências do aquecimento global em nossa vida e para o nosso planeta.

2) Coletar informações em diferentes fontes e elaborar um relatório.

Comentário

O aquecimento global tem sido focalizado nos diferentes meios de comunicação e a informação concreta é o risco que todos os seres vivos estão correndo nos próximos anos, em função das ações humanas. Afirma-se que a utilização de máquinas nos diferentes setores, meios de transportes em excesso, etc liberam muitos gases e estes favorecem o aumento do efeito estufa, ocasionando assim o aquecimento global.

Vale a pena levantar os diferentes pontos de vista sobre o tema, pois também há opiniões não-catastrofistas. Por outro lado, é interessante discutir o que cada um pode fazer preventivamente para evitar uma eventual catástrofe.

Estratégias

1) Os alunos deverão ler o texto e grifar as partes que julgam importantes e/ou polêmicas.

2) Em seguida deverão assistir ao documentário "Uma verdade incoveniente", de Al Gore (disponível em DVD), e analisar os argumentos apresentados.

3) O professor colocará uma situação extrema das conseqüências do aquecimento global em nossa vida, para o ambiente (pode explorar as adaptações que serão necessárias por parte dos animais e plantas em relação ao curto espaço de tempo) e para o planeta e discutirá através de uma mesa redonda a(s) questão(ões) daí decorrente(s).

4) O aluno pesquisará e anotará mais dados em diferentes fontes, tais como revistas, jornais, Internet, etc

5) A fim de assegurar o conhecimento, o docente poderá solicitar aos alunos um relatório individual sobre o tema em questão e suas devidas conclusões.

Sugestões e dicas

O educador poderá discutir e incentivar os educandos a que adotem uma postura adequada e crítica em relação ao meio ambiente, como por exemplo, diminuir ou não usar o carro como meio de transporte, consumir produtos com embalagens recicláveis, etc.

Ensino Fundamental