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Ensino Fundamental

Filosofia - Aristóteles - aprender com as coisas

Josué Cândido da Silva

Aristóteles - aprender com as coisas

Ponto de partida

Antes de iniciar as atividades aqui propostas, seria bom realizar uma aula expositiva sobre a vida e obra de Aristóteles.

Objetivos

  • Discutir os conceitos de essência, acidente e causalidade.
  • Desenvolver as habilidades de argumentação.

 

Atividade

1. Questionário

Peça que os alunos leiam o texto Teoria do conhecimento - Aristóteles e respondam (individualmente ou em duplas) às seguintes questões:

a) Qual a diferença entre Platão e Aristóteles, quanto à origem das idéias?

b) Qual a diferença entre essência e acidentes?

c) Como Aristóteles explica a mudança?

d) Por que Aristóteles afirma que conhecer é conhecer as causas?

2. Plano de discussão: causalidade

Disponha os alunos em círculo, de modo que todos possam se ver. A seguir, dirija as questões abaixo aos alunos, pedindo-lhes que dêem razões para o que dizem - e aos colegas, que apresentem pontos de vistas diferentes sobre a mesma questão (se concordam, discordam, se podem dar um exemplo ou contra-exemplos, se consideram que o argumento do colega não é muito consistente, etc.):

a) Tudo tem uma causa?

b) É possível que algo ocorra sem ter uma causa? (Você pode dar um exemplo?)

c) Se algo acontece por acaso, isso significa que não tem uma causa?

d) Conhecendo os efeitos de uma coisa é possível conhecer sua causa?

e) Conhecendo a causa é possível conhecer quais efeitos provavelmente a sucederão?

f) Há uma causa primeira para tudo o que existe?

3. Exercício: acadêmicos X alunos do Liceu

Divida a classe em dois grupos iguais. Um deles será o grupo dos discípulos de Platão, ou seja, os alunos da Academia, o outro será o dos alunos do Liceu de Aristóteles. Cada grupo terá quinze minutos para revisar os principais aspectos da doutrina de cada um dos filósofos. Em seguida, o professor dividirá o quadro com um placar onde serão marcados os pontos de cada grupo. A regra é que cada grupo deverá apresentar uma definição do conceito sorteado de acordo com a filosofia do seu mestre. Cada grupo terá três minutos para discutir internamente sobre a resposta. O professor avalia se o grupo acertou; em caso afirmativo, a equipe marca um ponto. A seguir sugerimos uma pequena lista de conceitos para serem definidos pelos grupos:

i. Idéia

ii. Verdade

iii. Conhecer

iv. Realidade

v. Essência

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