Filosofia - Discutindo democracia
Discutindo democracia
Objetivos
1) Elaborar e realizar uma pesquisa sobre a importância da democracia junto à comunidade;
2) Compreender e discutir aspectos relevantes da democracia;
3) Trocar idéias sobre a democracia e suas características, sobretudo no Brasil;
4) Vivenciar a diversidade na valorização de diferentes aspectos da democracia dentro de um grupo social.
Ponto de partida
Leitura do texto da "Constituição Brasileira", referente à forma de governo, e dos textos "Democracia (1)" e "Democracia (2)" do site Lição de Casa.
Estratégias
1) Em grupos de dois ou três alunos, realizar uma pesquisa, baseando-se em obras de referência e em textos encontrados na internet, a respeito das principais características do regime democrático. Discutir e chegar a uma lista de dez itens. Exemplo de itens que podem ser arrolados:
- Eleições livres
- Voto universal (para todos)
- Oposição com papel importante e poder efetivo
- Liberdade de imprensa
- Direitos das minorias respeitados
- Liberdade de expressão
- Liberdade religiosa
- Alternância de poder (mudam os partidos políticos que estão no governo)
- Governo submetido à lei (Constituição)
- Organização da sociedade civil (sindicatos, ongs, associações, grupos de pressão)
2) Elaborar um questionário e confeccionar um formulário para a aplicação da pesquisa. Exemplo de formulação da pergunta:
Das características abaixo, quais são as três mais importantes, na sua opinião, para um regime democrático?
3) Por meio de uma discussão com todo o grupo e o professor, definir o número de pessoas que serão entrevistadas, qual o local, dia e horário das entrevistas. Definir também quais alunos irão aplicar a pesquisa. (O ideal é que cada grupo recolha o mesmo número de entrevistas.);
4) Aplicação da pesquisa, seja nas ruas, seja na comunidade escolar;
5) Tabulação dos dados;
6) Análise de dados e divulgação dos resultados.
Comentários
O objetivo principal desta atividade é permitir que o adolescente vivencie as noções de democracia como estão disseminadas em seu grupo social. A última parte da atividade pode ser um debate realizado com toda a classe, com a discussão de hipóteses para os resultados, se eram esperados ou não, etc. É importante que as expectativas dos alunos sejam compartilhadas com os pais, professores e outros membros da comunidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.