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Ensino Fundamental

Filosofia - Hermenêutica

Josué Cândido da Silva

Hermenêutica

Objetivos

1) Mostrar a influência da filosofia hermenêutica nas ciências humanas;

2) Discutir a questão da objetividade nas ciências humanas e naturais.

Comentário

As atividades propostas podem levar duas aulas, dependendo do número de alunos e seu envolvimento nas discussões.

Atividades

1) Dividir a classe em grupos de quatro alunos, para cada grupo dar uma cópia do texto abaixo. Depois de dar orientações quanto à atividade, deixar uns 15 a 20 minutos para discussão e elaboração da resposta.

Você é o historiador:

o seu grupo terá que elaborar uma boa justificativa, baseada nos conhecimentos que vocês dispõem e dos dados da história. Para isso, leiam o texto abaixo; elaborem hipóteses possíveis que expliquem o comportamento do faraó; discuta com os colegas do grupo e escolha aquela que vocês acham que é mais convincente.

"O primeiro narrador grego foi Heródoto. No capítulo 14 do terceiro livro de suas "Histórias" encontramos um relato muito instrutivo. Seu tema é Psammenit. Quando o rei egípcio Psammenit foi derrotado e reduzido ao cativeiro pelo rei persa Cambises, este resolveu humilhar seu cativo. Deu ordens para que Psammenit fosse posto na rua em que passaria o cortejo triunfal dos persas. Organizou esse cortejo de modo que o prisioneiro pudesse ver sua filha degradada à condição de criada, indo ao poço com um jarro, para buscar água. Enquanto todos os egípcios se lamentavam com esse espetáculo, Psammenit ficou silencioso e imóvel, com os olhos no chão; e, quando logo em seguida viu seu filho, caminhando no cortejo para ser executado, continuou imóvel. Mas, quando viu um dos seus servidores, um velho miserável, na fila dos cativos, golpeou a cabeça com os punhos e mostrou os sinais do mais profundo desespero." (Walter Benjamin. Obras escolhidas 1. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986, pp.203-204).

2) Recolha os resultados dos grupos, registrando resumidamente a resposta de cada grupo no quadro. Depois, discuta com a classe qual é a melhor hipótese e quais as razões que a justificam.

3) Fazer uma breve explicação sobre o problema da interpretação nas ciências humanas. Pedir que os alunos façam uma leitura (individual ou em dubla) do texto Hermenêutica no site Educação.

4. Após a leitura discutir em duplas:

a) Quais as principais diferenças entre o modo como operam as ciências naturais e as ciências humanas?

b) O que torna possível a compreensão de outras pessoas de culturas distantes ou que viveram em outras épocas históricas?

c) Como funciona o método do "círculo virtuoso"?

d) Você acha que toda a história é uma interpretação dos fatos do passado realizada pelos historiadores?

e) A história ou a sociologia são ciências objetivas? Justifique.

5) Depois que os alunos fizerem as respostas, convidar uma dupla para falar sua resposta e outra para comentar o que a primeira respondeu. Em alguns casos, o professor pode pedir um outro comentário caso uma dupla considere que sua resposta é muito diferente da dos colegas.

6) O professor pode também distribuir as questões da atividade 4 e recolher no final da aula para avaliar a capacidade de leitura e interpretação dos alunos.

Interdisciplinaridade

O professor de filosofia pode convidar os professores de história ou sociologia para uma entrevista com os alunos explicando quais os critérios de objetividade e os métodos em que são construídas suas ciências. Por exemplo, como se faz uma entrevista qualitativa; como se interpreta um texto antigo; como separar as opiniões do autor do que ocorreu de fato, etc.

Outros pontos para discussão podem ser a proximidade entre ciências humanas e naturais na medida em que os cientistas se deparam com questões éticas (clonagem, manipulação genética, etc.) e com o problema da formação de consensos sobre os critérios de cientificidade e dos objetos de suas respectivas ciências (lembrar, por exemplo, o congresso de astrônomos para definir se Plutão é realmente um planeta).

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