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Ensino Fundamental

Filosofia - O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau

O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau

Objetivo

1) Familiarizar-se com um dos mais importantes conceitos da filosofia política: o conceito de pacto social ou contrato social.

2) Conhecer o texto de Jean-Jacques Rousseau em que esse conceito é formulado.

3) Refletir sobre a importância da idéia de pacto social para a filosofia política.

Ponto de partida

Vários textos introdutórios relacionados à obra de Rousseau e ao contrato social podem servir como ponto de partida para esta atividade. Uma sugestão é o livro "Filosofia", de Marilena Chauí, da Série Novo Ensino Médio, ed. Ática, no capítulo 27, que concerne às filosofias políticas. Outra fonte é o texto Um contrato entre os homens é a base para a vida em sociedade.

Para a leitura do texto do filósofo, uma das edições que podem ser consultadas é a da série "Filosofar" da editora Escala Educacional, "O contrato social", Jean-Jacques Rousseau, tradução de Ciro Mioranza.

Estratégias

1) Introdução aos conceitos de direito natural e pacto social como fundadores do poder político. Uma orientação teórica inicial do professor é importante para tornar a atividade mais produtiva.

2) Leitura do capítulo 6 de "O Contrato Social", de Jean-Jacques Rousseau.

3) Análise do texto, com ênfase na noção de corpo político:

"Se for afastado do pacto social aquilo que não constitui sua essência, acharemos que possa ser reduzido aos seguintes termos:'Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo seu poder sob o supremo comando da vontade geral e haverá de receber ainda cada membro como parte indivisível do todo'. Logo, em lugar da pessoa particular de cada contratante, esse ato de associação produz um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quanto a assembléia tem de votos, o qual recebe desse mesmo ato sua unidade, seu eu comum, sua vida e sua vontade. Essa pessoa pública, formada assim pela união de todas as outras, (...) hoje recebe o nome de república ou de corpo político (...). Com relação aos associados, adquirem coletivamente o nome de povo e se chamam particularmente cidadãos, como partícipes da autoridade soberana."

Atividade

Realizar o Seminário Rousseau.

1) Dividir a classe em grupos de quatro ou cinco alunos.

2) Cada um desses grupos deve elaborar uma mini-aula para expor essa mesma passagem da obra de Rousseau. De acordo com as possibilidades da escola e dos alunos, podem ser usados os mais variados recursos para essa apresentação. Vale usar giz e lousa, cartazes, apresentações no powerpoint, vídeos, exposição verbal, dinâmicas de grupo, dramatizações, etc.

Avaliação

A avaliação deve levar em conta alguns itens:

1) compreensão do texto e fidelidade ao pensamento de Rousseau;

2) capacidade de transmitir essas informações aos colegas;

3) criatividade e organização na exposição e no uso de recursos didáticos.

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