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Ensino Fundamental

História geral - A Revolução dos Bichos

Érica Alves Silva

A Revolução dos Bichos

Introdução

Já é um consenso entre os historiadores a importância de diferentes fontes para a construção do conhecimento histórico com os alunos. Entre elas está a literatura, daí a proposta de usar uma obra literária - "A Revolução dos Bichos" de George Orwell - para o debate de assuntos como o socialismo X capitalismo, ou mesmo sobre problemas como terra, trabalho e propriedade.

Objetivos

1) Reconhecer a literatura como fonte para construção do conhecimento histórico.

2) Demarcar os limites entre literatura e história.

3) Relacionar os problemas enfrentados pelos personagens (animais que representam as ações e problemas humanos) com os problemas da atualidade.

4) Buscar as raízes históricas de problemas sociais como a desigualdade social, a fome, a exploração do trabalho.

5) Reconhecer a importância dos símbolos na história da humanidade etc.

Estratégias

1) Peça que seus alunos leiam o livro em casa. Depois, escolha capítulos ou partes importantes para ler com a turma e apresentar os objetivos para a escolha da obra, ou seja, relacioná-la com os temas que irá discutir com o grupo.

2) Depois de efetuada a leitura, retome partes da obra e problematize o que representam os animais e suas atitudes, ou seja, contextualize a leitura e a relacione com problemas sociais da população brasileira na atualidade.

3) Leia o hino "Bichos da Inglaterra" e relacione com o hino do MST (movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) para levantar aspectos como a organização de movimentos social e a importância da simbologia para criação da noção de pertencimento, idéia de unidade.

4) Peça uma pesquisa sobre quem foram Sansão e Napoleão, para compreender as escolhas do autor ao definir os nomes das personagens.

Atividades

Depois de realizadas todas as estratégias descritas acima peça que os alunos (em grupos pequenos) comparem os sete mandamentos da "revolução dos bichos" com os princípios gerais que norteiam algum movimento social, por exemplo, o MST, já mencionado. Eles devem levantar suas proximidades e distanciamentos.

Terminada essa etapa do trabalho eles devem listar quais as razões que unem os participantes do movimento social analisado e compará-la com as razões que unem os animais. Assim podem pesquisar as razões históricas dos problemas sociais em análise.

Por fim os alunos podem apresentar uma proposta de solução para este problema, ou seja, se colocarem como sujeitos históricos que refletem sobre a realidade social em que se inserem. Esta proposta deve ser apresentada para a sala como uma espécie de projeto para melhoria das condições da população.

Sugestão

Faça com que seus alunos tenham o livro como um documento histórico, portanto, que busquem informações sobre o autor, seu contexto histórico e principalmente sua intenção ao escrever uma obra de vulto como é "A Revolução dos Bichos".

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