Topo

Ensino Fundamental

Português - Gerúndio e gerundismo

Ana Rosa da Silva

Gerúndio e gerundismo

Objetivos

1) Distinguir gerúndio e gerundismo;

2) Apresentar a definição do gerúndio e suas funcionalidades;

3) Expor situações em que as construções dessas frases se tornam perfeitamente adequadas.

Comentário

"Eu vou estar enviando o sedex." "Eu vou estar confirmando os seus dados."

O gerundismo (abuso do gerúndio) é um fenômeno lingüístico relativamente recente, que aparece em determinados contextos e em situações de formalidade. Há quem diga que essa construção abusiva do gerúndio se deve à tentativa de tradução da estrutura do inglês "will be + gerúndio". Dessa forma, nota-se que o problema é realmente de tradução, pois o gerúndio do inglês nem sempre equivale ao do português. Isso também pode ser explicado por uma tradução apressada dos manuais que vêm do exterior, utilizados por empresas de atendimento a clientes e telemarketing. Esse tipo de construção deve ser substituído pela forma clara e direta:

"Eu vou enviar o sedex" e "Eu vou confirmar os seus dados".

Estratégias

Por meio de exemplos variados, apontar as possibilidades de uso do gerúndio no dia a dia. O gerúndio compõe as formas nominais do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Pode e deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra. Combinado com os auxiliares estar, andar, ir e vir, o gerúndio marca uma ação durativa com aspectos diferentes:

a) Com o verbo estar - um momento rigoroso; "Quando você chegar, eu vou estar (estarei) dormindo." A ação do verbo "dormir" é contínua, diferente das ações de "telefonar", "enviar."

b) Com o verbo andar - predomina a idéia de intensidade ou movimento reiterado; "Andei pesquisando aquele assunto."

c) Com o verbo ir, a ação é realizada progressivamente; "O tempo foi passando e nada de o Brasil fazer gol."

d) Com o verbo vir - a ação se desenvolve gradualmente em direção à época ou ao lugar que nos encontramos; "O gerúndio vem sendo mal usado pelos brasileiros."

Atividades

1) Propor aos alunos uma dramatização, simulando um serviço de atendimento de uma empresa fictícia.

2) Refazer a simulação sem o gerundismo, mostrando que é possível se expressar de maneira mais clara e direta.

Ensino Fundamental